26/04/2024
01:03:31
SinalTV - Canal MEO 500520
28-11-2017
Sociedade

«Grande Rota Peneda-Gerês» ligará Melgaço a Montalegre

«Grande Rota Peneda-Gerês» ligará Melgaço a Montalegre

Percurso pedestre de 200 quilómetros de extensão irá atravessar, cinco concelhos que integram o Parque Nacional da Peneda-Gerês desde Inverneira da Ameijoeira em Melgaço até Tourém em Montalegre. 

O Município de Montalegre e a Adere Peneda Gerês, entidade privada, apresentou esta segunda feira, o projeto “Grande Rota Peneda- Gerês”, um percurso pedestre de 200 quilómetros cujo trajeto, ainda provisório, prevê 18 etapas.

A partir de 2018 vai ser possível percorrer o Parque Nacional da Peneda-Gerês, PNPG a pé desde a Inverneira da Ameijoeira no concelho de Melgaço a Tourém em Montalegre. Um terço do percurso, uma parte significativa, está incluído no concelho barrosão.

A sessão de apresentação teve como intuito ouvir sugestões e debater eventuais mudanças do traçado com as entidades e populações envolvidas.

A Grande Rota da Peneda- Gerês tem como objetivo melhorar as condições de visitação no único Parque Nacional do país,  melhorar o desenvolvimento turístico do território através da preservação e conservação da natureza.
Para além da criação da rota, num investimento de quase 300 mil euros, o projeto contempla outras ações complementares como definição e implementação da fase I do Plano de Sinalização da Grande Rota, GR, definição do regulamento de utilização da GR, valorização de outros trilhos complementares e o desenvolvimento de uma plataforma online para divulgação, promoção e comunicação.

O projeto é cofinanciado pelo NORTE 2020, enquadrando-se no objetivo temático “Preservar e proteger o ambiente e promover a utilização eficiente dos recursos” e no objetivo específico definido para a Prioridade de Investimento no Programa Operacional “Promover a valorização da excelência do património cultural e natural no contexto de estratégias regionais distintivas de desenvolvimento turístico”.

 O trabalho de implementação da Grande Rota está a ser articulado com os Conselhos Diretivos dos Baldios, com os Municípios de Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Montalegre, bem como com o ICNF/ PNPG.

Redação com Gabinete de Imprensa do Município de Montalegre e Adere Peneda Gerês

 

 

Outras notícias