30/05/2024
10:52:58
SinalTV - Canal MEO 500520
12-09-2020
Cultura

R.PENA: Câmara cede espólio de Camilo Castelo Branco

R.PENA: Câmara cede espólio de Camilo Castelo Branco

Espólio da Casa onde viveu Camilo Castelo Branco na aldeia de Friúme, em Ribeira de Pena foi cedido à Casa do Tempo de Cabeceiras de Basto para uma exposição.

Camilo Castelo Branco, um dos maiores escritores portugueses, viveu numa habitação na aldeia de Friúme em Ribeira de Pena. A casa-museu é um dos principais motivos de atração e de dinamização cultural.

O espólio da Casa de Camilo foi cedido à Casa do Tempo de Cabeceiras de Basto para a exposição ‘’A vida e obra de Camilo Castelo Branco pelas Terras de Basto’’, anunciou a autarquia em comunicado.

A exposição é composta por dados biográficos, das evidências da passagem e presença de Camilo por Terras de Basto plasmados na Literatura Camiliana, e com a recriação da biblioteca de Camilo, “enriquecida por uma marioneta representativa do escritor”.

De recordar que a ligação de Camilo às Terras de Basto teve uma “breve duração”, mas marcou definitivamente a sua vida e a sua obra literária com inúmeras referências a Ribeira de Pena, Cabeceiras de Basto, Mondim de Basto e Celorico de Basto.

A exposição organizada pela Casa do Tempo de Cabeceiras de Basto, contou com a colaboração da Câmara Municipal de Ribeira de Pena e está disponível até finais de 2021 de terça-feira a domingo entre as 9h00 e as 17h30.

Sara Esteves

Fotografia: DR

  • R.PENA: Câmara cede espólio de Camilo Castelo Branco

Outras notícias