19/04/2024
20:30:20
SinalTV - Canal MEO 500520
15-07-2020
Sociedade

INCÊNDIOS: Distrito de Vila Real fica sem meio aéreo

INCÊNDIOS: Distrito de Vila Real fica sem meio aéreo

Comissão Distrital de Proteção Civil de Vila Real está contra a retirada do único meio aéreo de ataque ampliado, existente no distrito.

Com a retirada do único meio aéreo de Ataque Ampliado existente no distrito de Vila Real, a região Norte fica apenas com dois aviões médios de combate a incêndios rurais, garantiu Fernando Queiroga, Presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil (CDPC) de Vila Real.

“A retirada forçada” levou o autarca de Boticas a manifestar o seu desagrado junto da  Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Fernando Queiroga considera “esta situação inadmissível, tendo em conta a orografia acentuada e a vasta extensão de área florestal existente neste território, o que dificulta a rápida movimentação dos meios terrestres para os teatros de operações”, referindo ainda que “nesta fase crítica de ocorrência de fogos, o ataque inicial através dos meios aéreos é crucial para evitar males maiores”.

O Presidente da CDPC de Vila Real acrescenta que “não se compreende esta tomada de posição, pelo que solicitamos a reposição urgente do meio aéreo pesado no distrito, de forma a que não fique comprometida a proteção da floresta e a salvaguarda de pessoas e bens”.

 

Outras notícias