19/04/2024
06:18:54
SinalTV - Canal MEO 500520
03-09-2014
Cultura

Eurocidade acolhe curso de espanhol

Eurocidade acolhe curso de espanhol
Vinte alunos, na maioria jovens residentes na Eurocidade Chaves-Verín, iniciaram na passada segunda-feira, um curso de espanhol de nível 2 na sede da Eurocidade, e que se irá prolongar durante todo o mês de setembro. 
Organizado pela Antena Local de Verín da Câmara de Comércio e Indústria de Ourense e a Eurocidade Chaves-Verín, AECT, esta ação de formação conta com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a colaboração da Direção Geral de Juventude e Voluntariado da Junta da Galiza, no âmbito do plano de atividades do Posto Transfronteiriço de Informação Juvenil, que se encontra na sede da Eurocidade, em Feces de Abaixo.

Esta ação de formação de 40 horas realiza-se de segunda a quinta-feira, das 19h00 às 21h00 horas (horário português) e irá proporcionar aos participantes ferramentas de compreensão, leitura, escrita, oralidade e reflexão sobre o conhecimento do idioma, que lhes permitam consolidar e aprofundar conhecimentos culturais e linguísticos, e transitar para um nível mais avançado de aprendizagem da língua espanhola. Os conhecimentos da língua espanhola serão trabalhados principalmente através de três componentes: formação teórica, parte prática (com debates de temas da atualidade) e visita cultural.

No último dia do curso, será efetuada uma visita guiada ao conjunto histórico de Ourense, pelo que poderão conhecer a Catedral, passear pelas Burgas (fontes termais que nascem a uma temperatura ligeiramente inferior à das Termas de Chaves), visitar a Praça Maior (centro nevrálgico da cidade) e cruzar a ponte romana, construída pelo imperador Augusto. Depois do almoço, os alunos irão assistir a um filme em espanhol, com o objetivo de aprofundar os conhecimentos adquiridos ao longo das aulas teóricas.

Após a conclusão do curso, a organização irá entregar um diploma aos alunos que frequentem pelo menos 75% das horas letivas totais.

A Eurocidade Chaves-Verín é um projeto de cooperação transfronteiriça aprovado no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP), com a apoio financeiro da União Europeia (cofinanciamento FEDER).

Fonte: Gabinete de Protocolo e Comunicação da CM de Chaves

Outras notícias