29/03/2024
04:27:37
SinalTV - Canal MEO 500520
09-04-2014
Sociedade

Chaves-Verín, destino de intercâmbio de alunos franceses

Chaves-Verín, destino de intercâmbio de alunos franceses
De 07 a 10 de abril, 23 alunos do Colégio Felix Aunac (Agen - França), acompanhados dos professores, e 25 estudantes do estabelecimento de ensino Mercedarios de Verín e educadores da mesma escola visitam a Eurocidade Chaves-Verín, no âmbito de um intercâmbio educativo com este colégio francês.
Durante o primeiro dia, os alunos e professores das duas escolas foram recebidos pelo Vice-presidente de Verín, Enrique Díaz, que lhes deu as boas-vindas e explicou as particularidades do território da Eurocidade, que vão conhecer durante toda a visita, acrescentando a oportunidade de conhecer e praticar o idioma. O objetivo principal desta experiência educativa é que os alunos ponham em prática os conhecimentos da língua adquiridos na aula, tratando-se de um intercâmbio linguístico-cultural, que pretende também divulgar a cultura local e as particularidades de um território de fronteira, bem como aperfeiçoar o idioma. No mesmo dia, realizaram ainda uma rota urbana pelo centro histórico de Verín, seguindo-se uma visita à adega Crego e Monaguillo. Os alunos participaram em algumas aulas com o colégio de Verín e visitaram os principais recursos turísticos do destino Chaves-Verín, cuja organização e coordenação esteve a cargo dos técnicos dos dois municípios. 

Ontem, dia 08, foram recebidos pelo Gabinete de apoio técnico na sede da Eurocidade Chaves-Verín, AECT (antiga alfândega de Feces de Abaixo), onde teve lugar um workshop sobre o trabalho que está a ser realizado no projeto da Eurocidade, com o objetivo de consolidar este território como um destino turístico de fronteira, centrado na saúde e bem-estar e identificado pela marca “Chaves-Verín, a Eurocidade da Água”. Seguiram depois para Chaves, onde foram recebidos pelo Vereador de Turismo, João Neves, no Museu da Região Flaviense, efetuando uma visita à Torre de Menagem, passando pelo centro histórico da cidade até às Termas Romanas. Depois de almoço, seguiram até Vidago, com uma visita ao Vidago Palace Hotel. A finalizar, os jovens visitaram as instalações de Cabreiroá. 

A Eurocidade Chaves-Verín é um projeto de cooperação transfronteiriça aprovado no âmbito do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP), com a participação financeira da União Europeia (cofinanciamento FEDER).

Outras notícias