10/12/2019
18:26:13
SinalTV - Canal MEO 500520
04-05-2016
Sociedade

Workshop sobre decoração reúne utentes da Misericórdia de Chaves para celebrar Dia da Mãe

Workshop sobre decoração reúne utentes da Misericórdia de Chaves para celebrar Dia da Mãe

Com o objetivo de assinalar o Dia da Mãe, as utentes das diversas respostas sociais da Santa Casa da Misericórdia de Chaves, participaram num Workshop sobre decoração de marcadores de porta, orientado pela equipa de animação sociocultural da instituição. 

Com uma forte componente prática, o Workshop resultou sobretudo do aproveitamento de materiais como tecidos e botões, onde foram utilizados fuxicos, uma técnica artesanal, realizada pelas utentes com o auxílio de retalhos de tecido, linhas, agulhas e tesoura que consiste na união de várias trouxas de panos, entretecidas e costuradas em círculos recortados de sobras de tecidos, de onde resultam flores coloridas.  
Os marcadores foram decorados de acordo com o gosto de cada idosa e personalizados com uma foto e uma mensagem alusiva ao Dia da Mãe.  
“Reunir as mães e mulheres de todas as respostas sociais de forma a promover o convívio e fomentar a autoestima” foi um dos objetivos que norteou a realização da atividade, salientou a animadora Luísa Teixeira e “uma forma de desenvolver a motricidade fina”, acrescentou a animadora Carla Simão. 

Componente religiosa

O dia foi complementado com momentos de oração “muito privilegiados pelos idosos”, de acordo com o professor de música Dinis Martins. No mês dedicado a Maria, o grupo rezou o terço “como forma de agradecimento e reconhecimento por todas as dádivas e graças concedidas, tendo em atenção as intenções colocadas pelas idosas”, apontou o animador que orientou os momentos de oração, ao som da viola.
Para Claudina dos Santos, de 73 anos, a experiência “foi muito divertida”, referiu. “Gosto de conjugar as cores umas com as outras e ao fazer este trabalho pude fazê-lo ao meu gosto”, explicou a utente que frequenta a resposta de Centro de Dia, integrada no Lar Nossa Senhora da Misericórdia, em Chaves, para quem “ser mãe é tudo. Mãe dá de mamar, ensina a dar os primeiros passos, ensina a rezar e dá colinho”, disse.
Maria Teixeira, de 87 anos, diz-se “realizada” com os quatro filhos que gerou “todos criados a peito” sublinhou, acrescentando, “eles incentivam-me a participar nas atividades do lar e estão sempre a dizer para ir e para me divertir”. Sobre o marcador que levou para o quarto onde reside no Lar Nossa Senhora da Conceição considerou, que apesar de “trabalhar toda a vida na lavoura” a experiência fê-la recordar “quando cozia as meias para os homens lá de casa e fazia-o tantas vezes”, disse, sorrindo.
A iniciativa que permitiu “a troca de experiências” procurou “incentivar o desenvolvimento e enriquecimento de relações interpessoais, desenvolver e estimular a imaginação e a criatividade através dos trabalhos manuais que normalmente são da preferência das nossas utentes”, concluiu o animador Pedro Pinto de Almeida. 
O Workshop realizado nas instalações do Lar de Santa Isabel, em Vilar de Nantes, culminou com um lanche convívio.
 
Sandra Gonçalves - Santa Casa da Misericórdia de Chaves

  • Workshop sobre decoração reúne utentes da Misericórdia de Chaves para celebrar Dia da Mãe
  • Workshop sobre decoração reúne utentes da Misericórdia de Chaves para celebrar Dia da Mãe

Outras notícias