22/09/2020
01:17:44
SinalTV - Canal MEO 500520
07-05-2020
Sociedade

V.P. AGUIAR: Autarca quer reposição de consultas médicas

V.P. AGUIAR: Autarca quer reposição de consultas médicas

Alberto Machado vai expressar à ARS Norte a preocupação do que se está a passar na área da saúde no concelho, desde logo, a falta de consultas médicas familiares.

O presidente da Câmara Municipal, Alberto Machado reuniu com os representantes dos órgãos autárquicos locais para estabelecer medidas de combate à crise pandémica e à crise socioeconómica, tendo afirmado que irá expressar à ARS Norte a preocupação do que se está a passar na área da saúde no concelho, desde logo, a falta de consultas médicas familiares.

Na saúde, “é fundamental repor a normalidade do apoio médico às pessoas”, sublinhou Alberto Machado. Álvaro de Sousa, presidente da Assembleia Municipal, reconheceu que há falta de acompanhamento. A situação é ainda mais sensível devido à população envelhecida que reside no território.

Na educação, haverá parceria entre Câmara e Freguesias para agilizar o transporte escolar, desde logo, aos alunos com aulas presenciais a partir de 18 de maio (11º e 12º anos), mas também ao pré-escolar, a partir de 1 de junho. A cedência de computadores e a realização de campos de férias foram outros assuntos abordados.

No campo social, autarquias locais e voluntários, sendo alguns párocos, estão no terreno com equipas que, munidas de máscaras, indicam boas práticas de proteção e higienização às pessoas. Os programas de ação social estão em pleno funcionamento e há ações sociais específicas como, por exemplo, cabazes com bens essenciais;

Na socioeconomia, apesar da conferência episcopal portuguesa ter cancelado festas e romarias religiosas, haverá espaço para realização de eventos fechados (ex.: mercados) e ao ar livre (ex.: caminhadas), desde que asseguradas as medidas de proteção. Está a ser realizado um levantamento de medidas concretas para incentivas os diversos setores da economia local.

Os representantes da Câmara, Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia têm reunido, mensalmente, para articular estratégias de apoio à comunidade aguiarense.

Outras notícias