04/07/2020
10:10:02
SinalTV - Canal MEO 500520
28-01-2016
Sociedade

Vila Pouca de Aguiar: Recuperação de aldeias históricas junto ao Castelo de Aguiar

Vila Pouca de Aguiar: Recuperação de aldeias históricas junto ao Castelo de Aguiar

As aldeias junto ao Castelo, no Vale de Aguiar, estão a ser alvo de obras de requalificação no valor global que ascende os duzentos e treze mil euros. As melhorias nas aldeias históricas promovidas pelo Município surgem no âmbito do plano de ação de compensação socioeconómica do Sistema Eletroprodutor do Tâmega, que conta com a comparticipação financeira da empresa Iberdrola.

A principal obra destina-se a beneficiar a ligação da aldeia mais visitada do concelho à serra do Alvão para, através da melhoria de condições de mobilidade, incrementar o desenvolvimento turístico. A requalificação urbanística na aldeia vizinha da do Castelo inclui pavimentações de arruamentos, a colocação de iluminação em vários pontos da localidade e equipamentos infantis. 
A consignação da empreitada realizou-se a 21 de dezembro e contou com as presenças do presidente da Câmara, Alberto Machado, do presidente da Junta, Arlindo Ribeiro, e do empreiteiro Arménio Gonçalves, responsável pela execução das respetivas obras.
Classificado como Monumento Nacional (1982) pelo seu valor arqueológico, o Castelo de Aguiar de Pena, da Baixa Idade Média, é um castelo roqueiro implementado sobre uma imensa fraga granítica, donde se avista uma panorâmica sobre o Vale de Aguiar. 

Fonte: Gabinete de Comunicação da CM de Vila Pouca de Aguiar

Outras notícias