24/07/2019
05:13:48
SinalTV - Canal MEO 500520
03-03-2015
Economia

Vila Pouca de Aguiar quer retoma de exploração mineira

Vila Pouca de Aguiar quer retoma de exploração mineira

Os deputados municipais aprovaram por unanimidade uma moção sobre a exploração mineira de Jales, mostrando o seu «descontentamento e preocupação» pela situação de impasse dado o investimento «residual» para a mineração do ouro em Jales. 

Pela criação de expetativas em torno do investimento e da inerente criação de postos de trabalho, que têm sido defraudadas, os deputados querem esclarecimentos do Estado e soluções para fazer cumprir o acordo por parte do consórcio que ganhou a concessão mineira (Almada Mining SA e EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineira, SA). Já no âmbito do parque escolar, os deputados são unânimes em considerar premente a realização de obras de requalificação nos edifícios escolares (antigas EB2,3 e Secundária), desde logo «a continuação das obras de remoção do amianto existente».
 
A reunião de Assembleia Municipal, a 27 de fevereiro, iniciou com a decisão de ser criada uma comissão para elaborar uma homenagem a Carlos Sousa, que foi médico e autarca em Vila Pouca de Aguiar, muito querido pela população. O plenário prestou um minuto de silêncio ao ilustre aguiarense, recentemente falecido.
 
Após a informação do presidente da Câmara acerca da atividade municipal em que Alberto Machado abordou diversos assuntos (Parmontes, Gimnodesportivo, EAHTB, acessos às pedreiras, Unicer, Sondalis, André Pires), seguiu-se a apresentação do relatório de atividades relativo a 2014 da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.
 
Os pontos três, quatro e cinco foram aprovados por unanimidade, a saber: “Celebração de Contrato de Prestação de Serviços de Auditoria Externa com a Firma Patrício, Moreira, Valente e Associados, S.R.O.C”; “Lote nº 9 do Loteamento Industrial de Sabroso de Aguiar – Proposta de desanexação de parcela do domínio público municipal e integração da mesma no domínio privado do município”; “Regulamento da Ludoteca Municipal”. A finalizar, Anabela Rodrigues (PS) e Philippe Ferreira (PSD) foram eleitos para representar a Assembleia no Conselho Municipal de Juventude.

Fonte: Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar

Outras notícias