15/10/2019
16:50:19
SinalTV - Canal MEO 500520
29-06-2015
Sociedade

Vila Pouca de Aguiar: Ministra Assunção Cristas visita projeto florestal

Vila Pouca de Aguiar: Ministra Assunção Cristas visita projeto florestal

A Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas foi recebida pelo presidente da Câmara Municipal, Alberto Machado, no âmbito do projeto de beneficiação florestal em Monteiros (freguesia do Bragado).

A sessão realizou-se a 29 de junho, nas instalações do Centro Hípico de Pedras Salgadas. Duarte Marques, da Aguiarfloresta, apresentou o projeto que também tem como parceiros o Conselho Diretivo de Monteiros, o Centro Pinus e o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, e que visou a intervenção mecânica para alinhamento de 250 hectares de pinhal.
Já a avançar no terreno está um novo projeto de intervenção, desta feita, numa área de cerca de cinco mil hectares que abrange as freguesias de Bragado, Capeludos de Aguiar e a união de freguesias de Pensalvos e Parada de Monteiros que, segundo a Ministra da Agricultura, terá no PDR 2020 o apoio para dar continuidade ao trabalho desenvolvido nesta área do vale do Tâmega. Assunção Cristas relevou o saldo positivo do setor florestal e da procura que existe de matéria-prima, em especial de pinheiro-bravo.
Alberto Machado sublinhou a extensão de baldios no território concelhio e a importância do setor florestal na socioeconomia local. O autarca desafiou todos os agentes envolvidos nas florestas para assumirem responsabilidades no desenvolvimento do setor. No final da sessão, a comitiva deslocou-se ao terreno para verificar os trabalhos já realizados.  

Alberto Machado focou pontos essenciais para o setor florestal na região
A proximidade da Ministra da Agricultura, Assunção Cristas às comunidades locais permitiu, a 29 de junho, uma visita à área do projeto de intervenção florestal onde o autarca Alberto Machado salientou a «importância de implementação de medidas preventivas para a vespa do castanheiro» e obteve junto da governante que o Ministério está a criar pontos com as autarquias para a introdução do parasitoide e que está a acompanhar o processo com ações conjuntas com associações representativas do setor.

Alberto Machado salientou à Ministra da Agricultura para a importância dos Fundos Comunitários para «alavancar as explorações agrícolas e florestais», tendo relevado as necessidades de «criação de pontos de água, recuperação de caminhos agrícolas e florestais e a implementação de projetos de regadio».

Declaração do vereador Duarte Marques:

«A Câmara Municipal e as organizações florestais conscientes do potencial florestal têm procurado apoiar e executar uma estratégia florestal, articulada com as entidades locais, designadamente com as gestoras de baldios – Conselhos Diretivos e Juntas de Freguesia – e também com os proprietários florestais, que assenta em criar as condições para o aumento de competitividade deste setor de forma a aumentar a sua atratividade e o investimento. O projeto de aproveitamento da regeneração natural do baldio de Monteiros, que hoje foi visitado pela Senhora Ministra da Agricultura e do Mar, é um excelente exemplo de investimento no setor florestal que mereceu a recetividade das entidades locais e nacionais e que está a dar origem a um projeto de maior amplitude para o aproveitamento de regeneração natural de pinhal envolvendo os órgãos gestores dos baldios das freguesias de Capeludos e Bragado e da União de Freguesias de Pensalvos e Parada de Monteiros».

Fonte: Gabinete de Imprensa da CM de Vila Pouca de Aguiar 
 

  • Vila Pouca de Aguiar: Ministra Assunção Cristas visita projeto florestal
  • Vila Pouca de Aguiar: Ministra Assunção Cristas visita projeto florestal

Outras notícias