24/07/2019
04:53:49
SinalTV - Canal MEO 500520
14-06-2019
Sociedade

Vila Pouca de Aguiar e Ribeira de Pena vão instalar Unidades de Combustão de Biomassa

Vila Pouca de Aguiar e Ribeira de Pena vão instalar Unidades de Combustão de Biomassa

Os concelhos de Vila Pouca de Aguiar e Ribeira de Pena vão apostar na produção de energia limpa através de Unidades de Combustão de Biomassa.

Ter um concelho biosustentável é o objetivo de Alberto Machado, presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar que se fez acompanhar do autarca de Ribeira de Pena, Fernando Noronha, na visita à empresa francesa Enogia, líder mundial nestas pequenas centrais de biomassa.

Aqui é aplicado o sistema ORC (Organic Ronkine Cycle) que aproveita os desperdícios florestais e através da estilha no processo de combustão é gerado calor e energia com zero emissões, e com uma turbina mais eficiente, aproveita-se melhor o calor aumentando a produção de energia limpa.

Os autarcas garantiram que já neste próximo ano investidores suecos apliquem cerca de dois milhões de euros na instalação de duas Unidades de Combustão de Biomassa.

Além da produção de calor e venda de energia elétrica, estas centrais permitirão, segundo Alberto Machado, fechar o ciclo de gestão florestal uma vez que ainda não há solução para resíduos lenhosos. Desta forma, há uma gestão de combustíveis e temos um concelho no caminho da sustentabilidade ambiental.

Fonte: Gabinete de Comunicação CM Vila Pouca de Aguiar

Outras notícias