20/10/2019
04:06:53
SinalTV - Canal MEO 500520
28-10-2014
Cultura

Vila Pouca de Aguiar é o «Reino Maravilhoso» dos Cogumelos

Vila Pouca de Aguiar é o «Reino Maravilhoso» dos Cogumelos
A Míscarada é um prato gastronómico também conhecido por Refogado de Cogumelos, promovido pelo Município de Vila Pouca de Aguiar e que poderá ser devidamente apreciado na mostra gastronómica que se realiza nos próximos dias 8 e 9 de novembro.

O presidente da Câmara, Alberto Machado, considera que sendo devidamente certificados, os cogumelos guisados, de grande e diversa qualidade, são a iguaria especial de um certame que privilegia os cogumelos, o cabrito e as castanhas.

Míscaro, tortulho, sanchas, frades ou cantarelos são alguns dos cogumelos que fazem preenchem uma míscarada simples ou acompanhada (com batata cozida ou arroz). Mais de uma dezena de restaurantes passa a adotar este prato regional já a partir desta mostra gastronómica, e por altura dos cogumelos, em especial outono e primavera. No concelho, a produção deste ano ronda as 20 toneladas.

Na mostra gastronómica deste ano, tendo como ponto de encontro o Mercado Municipal, é possível participar, no primeiro dia, no encontro nacional de produtores de cogumelos, na animação musical com cantares, concertinas, cavaquinhos e filarmónica, cozinha ao vivo e demonstrações de instalação de sistema de rega e de produção de cogumelos shiitake. No segundo dia, há passeio motard, caminhada pelo trilho da castanha e um passeio para identificação de cogumelos. À tarde, na área envolvente ao recinto é aguardado um rebanho de cabras bravias e, no interior, teatro pela Filandorra e animação musical regional. 

Esta mostra chega a todo o concelho e a sua principal atração é a gastronomia protagonizada pelos restaurantes com iguarias muito apreciadas, desde as entradas (míscarada, quiche de cogumelos, empadas silvestres, caldo de castanha ou aveludado de perdiz) aos pratos principais: assado no forno com castanhas; posta com míscaros e batata à murro, arroz de míscaros com cabrito no churrasco; vitela maronesa com castanhas e cogumelos salteados, entre outras sugestões. E as sobremesas à base da castanha: pudim, bolo, tarte e mousse. 
 
Restaurantes aderentes: Costa do Sol; Europa; Escalhão; Girassol; Ferreirinho; Machado; Nascente do Corgo; O Conde; O Tijolo; Recta; Rogério; Tasca do Tó; Três Velhotes.

Fonte: Município de Vila Pouca de Aguiar

Outras notícias