27/02/2020
07:05:55
SinalTV - Canal MEO 500520
08-06-2015
Sociedade

Vem aí o mau tempo de Verão

Vem aí o mau tempo de Verão

As temperaturas são altas, mas vão começar a descer. A chuva pode ser forte e acompanhada de trovoada. Ao mesmo tempo, há 34 concelhos com risco muito elevado de incêndio.

 

A previsão de chuva por vezes forte levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a colocar 12 distritos do continente e o grupo oriental dos Açores sob aviso amarelo esta segunda-feira. 

Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real, Bragança, Viseu, Leiria, Guarda, Coimbra, Castelo Branco e Santarém são os distritos abrangidos pelo aviso e onde a chuva pode vir acompanhada de trovoada. 

O aviso amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro, termina às 21h00 no continente e às 16h00 no grupo oriental dos Açores (ilhas de São Miguel e Santa Maria). 

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA quando há risco para determinadas actividades que dependem do estado do tempo. 

Esta segunda-feira, no continente, o céu vai apresentar-se muito nublado e vai haver condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros, por vezes fortes de granizo e acompanhados de trovoada, em especial durante a tarde. 

Está também previsto vento fraco, soprando moderado, de leste no Algarve até ao fim da manhã, e de noroeste na costa ocidental a sul do cabo Raso durante a tarde. 

Nas terras altas prevê-se vento moderado de nordeste até ao meio da manhã e para o fim do dia. 

A previsão aponta ainda para pequena descida da temperatura máxima na região sul e subida da mínima no litoral da região centro. 

Assim, as temperaturas vão oscilar, em Lisboa entre 21 e 33 graus, no Porto entre 17 e 29, em Vila Real e Viseu entre 19 e 32, em Bragança entre 16 e 32, na Guarda entre 18 e 30, em Castelo Branco entre 21 e 35, em Portalegre entre 24 e 36, em Coimbra entre 18 e 33, em Évora entre 16 e 35, em Beja entre 19 e 35 e em Faro entre 22 e 27. 

Semana fresca 
As temperaturas vão descer aos poucos ao longo da semana, devido a uma depressão que vai causar alguma instabilidade nos próximos dias. 

O céu nublado e os aguaceiros com trovoada e granizo vão manter-se na terça e quarta-feira, pelo que o IPMA avisa que o aviso amarelo poderá prolongar-se. 

A partir de quarta-feira, a tendência é para as condições de instabilidade diminuírem um pouco, mas a temperatura máxima vai descer “na ordem dos dois ou três graus por dia” até sexta-feira, segundo o meteorologista Ricardo Tavares. 

Risco de incêndio em 34 concelhos 
Trinta e quatro concelhos de doze distritos de Portugal continental apresentam risco muito elevado de incêndio esta segunda-feira. O distrito com mais concelhos debaixo de aviso é Santarém, com oito. Segue-se Viseu (sete) e Guarda (seis). Aveiro, Porto, Vila Real e Bragança têm dois concelhos onde o risco de incêndio é muito elevado e 
Faro, Évora, Beja, Castelo Branco e Viana do Castelo apenas um. 

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo. O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas. 

No domingo, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) registou 121 incêndios, que foram combatidos por 1.586 operacionais, com o apoio de 429 veículos.

Fonte: Rádio Renascença

Outras notícias