11/12/2019
10:30:50
SinalTV - Canal MEO 500520
05-02-2015
Cultura

Valpaços marcou presença na Feira Internacional de Turismo em Madrid

Valpaços marcou presença na Feira Internacional de Turismo em Madrid
O Município de Valpaços, através da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal esteve presente na FITUR. Além dos produtos do concelho, que foram dados a provar aos milhares de visitantes, Amílcar Almeida também marcou presença do certame.
“A nossa gastronomia é muito apetecível para o mercado espanhol, daí a nossa aposta em mais um evento de referência no país vizinho. Trata-se da maior feira da área em Espanha e uma das maiores da Europa”, explicou o Presidente da Câmara Municipal de Valpaços sobre a presença dos produtos do concelho num certame que contou com cerca de 9500 expositores e decorreu entre 28 de janeiro e 1 de fevereiro.

A Feira Internacional de Turismo em Madrid – FITUR – dedicada à área do turismo, foi em 2015 direcionada sobretudo para a apresentação de novas estratégias de turismo, promoção de novos produtos, destinos e ações de comercialização.

Valpaços esteve representado com os produtos que melhor representam o concelho, nomeadamente o folar, o azeite e o vinho, que foram dados a provar aos visitantes e operadores turísticos, fortalecendo vários contactos, em provas comentadas, bem como fizeram parte das acções de show cooking realizadas durante o certame.

Num estudo realizado no primeiro trimestre de 2014 sobre o perfil dos turistas que visitam o Porto e/ou o Norte de Portugal verificou-se que experimentar a gastronomia é a principal atividade dos turistas (62,8%), daí que uma das apostas da Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) e dos municípios que a compõem, como é o caso de Valpaços, seja a promoção da gastronomia e dos produtos locais de excelência.

De destacar, ainda, que o stand da TPNP foi o primeiro a ser chancelado, pelo Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, como Stand Certificado em toda a FITUR, num reconhecimento do esforço que a entidade de Turismo do Porto e Norte tem vindo a desenvolver com vista a melhorar o acesso e a mobilidade universal. O TPNP inclui na sua oferta publicações em Braille e áudio, na prossecução do objetivo de atingir o maior grau de certificação, visando a inclusão de todos.

Fonte: CM de Valpaços

Outras notícias