22/09/2020
01:51:41
SinalTV - Canal MEO 500520
05-08-2020
Economia

V. P. AGUIAR: Autarquia propõe projeto inovador para as aldeias

V. P. AGUIAR: Autarquia propõe projeto inovador para as aldeias

Alberto Machado propõe à Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT) projeto de produção de energia elétrica, para consumo próprio, nas aldeias e núcleos rurais.

O presidente da Câmara Municipal, Alberto Machado reuniu hoje com Cláudio Monteiro, docente de Energia Eólica e Fotovoltaica na Faculdade de Engenharia do Porto, em que foi abordada a criação de Comunidades Rurais de Energia Renovável (aldeias com central e produção própria) com o propósito de que o valor medido do contador que o consumidor envia para o comercializador, possa ser descontado na fatura o que foi produzido nessa central fotovoltaica (poderá reduzir o valor da fatura em cerca de trinta por cento).

Alberto Machado vai apresentar esta ideia na próxima reunião da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega para que seja desenvolvido um projeto conjunto para a região do Alto Tâmega.

Com a meta de abastecimento de água com resolução prevista para 2021 devido à nova Estação de Tratamento de Água da Albufeira de Gouvães, o Presidente da Câmara, considerando a nova legislação, pretende ver dinamizado na CIMAT um projeto de produção de energias renováveis que reduza os custos energéticos dos munícipes.

 

Outras notícias