05/08/2020
01:38:25
SinalTV - Canal MEO 500520
09-01-2020
Sociedade

Utentes da Misericórdia de Chaves cantaram os Reis

Utentes da Misericórdia de Chaves cantaram os Reis

A Santa Casa da Misericórdia de Chaves voltou a cumprir mais uma vez a tradição do “Cantar de Reis”, levando os cumprimentos de Ano Novo a diversas entidades locais e regionais. 

O grupo de idosos entre os 65 e os 96 anos, representando os diversos equipamentos sociais da Misericórdia de Chaves, juntamente com técnicos da instituição, entre eles a equipa de animação sociocultural que dinamizou a atividade, levaram, durante a última semana música e tradição a entidades locais e regionais.

A iniciativa envolveu cerca de 40 utentes que, de vozes afinadas, entoaram os cânticos de Reis ao som de diversos instrumentos como a viola, ferrinhos, pandeiretas, maracas, bombos e reco-reco.

Com 93 anos, Ana de Freitas, uma das utentes com maior idade que acompanhou o grupo de cantares das Janeiras da Santa Casa da Misericórdia de Chaves, fazia questão de agraciar os presentes com mais umas quadras da sua autoria, o que lhe valia mais uns rasgados aplausos. 

A utente, que reside no Lar Nossa Senhora da Misericórdia, já não é uma estreante nestas andanças e assegura que é algo que quer continuar a cumprir “enquanto Deus deixar”, referiu no final de mais uma atuação enquanto ia ganhando fôlego para a próxima deslocação institucional.

Manter viva a tradição

No salão nobre dos Paços do Município de Chaves, Nuno Vaz, acompanhado por elementos do Executivo Municipal, enalteceu, depois de mais uma atuação, a revitalização das tradições locais, assumida pelo grupo de seniores da Misericórdia de Chaves.

“Desejamos um excelente ano para todos especialmente com saúde, carinho, alegria e com música, porque a vida é mais fácil assim,” referiu o presidente da Câmara Municipal de Chaves enaltecendo o papel da instituição, “cada vez mais importante na nossa sociedade e para a razão de ser da sua existência, porque a Santa Casa é a casa de muitas pessoas”.

O grupo deslocou-se a Vila Real e presenteou com o seu repertório D. António Augusto, Bispo da Diocese de Vila Real e o Senhor Diretor da Segurança Social do Centro Distrital de Vila Real.

Os seniores fizeram-se ouvir, ainda, no IEFP - Centro de Formação Profissional de Chaves, nas Juntas de Freguesia de: Santa Maria Maior; Madalena e Samaiões; Santa Cruz-Trindade e Sanjurge; Vilar de Nantes; Vidago, Arcossó, Vilarinho das Paranheiras e Anelhe; PSP de Chaves; Associação de Paralisia Cerebral de Vila Real (APCV) e em todas as Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas da Misericórdia de Chaves que partilharam, igualmente, com o grupo de cantadores, algumas iguarias gastronómicas tradicionais e alusivas à época, sem esquecer, ainda, a comunidade de fiéis da Igreja da Misericórdia de Chaves.

Intergeracionalidade

As crianças das respostas de creche e pré-escolar, do Centro Social de Casas dos Montes, levaram, igualmente, alegria aos mais velhos e interpretaram, juntamente, com o professor de música, as tradicionais músicas alusivas à época festiva, no Lar Padre Justino Magalhães.

 

Fonte: Gabinete de Comunicação SCM Chaves

  • Utentes da Misericórdia de Chaves cantaram os Reis
  • Utentes da Misericórdia de Chaves cantaram os Reis
  • Utentes da Misericórdia de Chaves cantaram os Reis
  • Utentes da Misericórdia de Chaves cantaram os Reis

Outras notícias