29/03/2024
11:48:44
SinalTV - Canal MEO 500520
29-01-2015
Tecnologia

UTAD vai acolher o Centro de Estudos Olímpicos do CIDESD

UTAD vai acolher o Centro de Estudos Olímpicos do CIDESD
Está em desenvolvimento a criação do Centro de Estudos Olímpicos do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD-OLYMPICS).
O CIDESD-OLYMPICS é uma estrutura de desenvolvimento científico e tecnológico, que visa apoiar o movimento olímpico e otimizar o plano estratégico 2015-2020 do CIDESD. Tem como grandes objetivos a promoção dos valores educativos, culturais e sociais; a avaliação e controlo regular do rendimento de jovens desportistas de elevado potencial; a projeção métrica dos resultados dos jogos olímpicos para efeitos de definição estratégica e a formação continua de treinadores, dirigentes e outros agentes envolvidos no processo.

Segundo o Vice-reitor para a Ciência Tecnologia e Inovação da UTAD, António Silva, esta iniciativa trará benefícios diretos para o desporto nacional, já que o plano de atividades contempla a criação de um serviço online que visa traduzir as aplicações práticas da ciência mais atual; sessões de promoção da ciência associada ao movimento olímpico nas universidades e nas escolas; workshops de sessões de treino desportivo; workshops de sessões de avaliação e controlo do rendimento desportivo e cursos e ações de complemento de formação de treinadores do Plano Nacional de Formação de Treinadores.

Este centro de estudos servirá também de apoio às atividades do programa nacional do Talentódromo Desportivo, que consiste no acompanhamento próximo dos talentos desportivos e dos treinadores, fruto de um acordo de colaboração, assinado em 2014, entre o Instituto Português Desporto e Juventude, a Câmara Municipal de Vila Real, a UTAD e o CIDESD.

O Comité Olímpico de Portugal (COP) será um dos parceiros na criação do CIDESD-OLYMPICS. Esta parceria visa desenvolver investigação científica que potencie o processo de preparação desportiva, utilizando recursos humanos e tecnológicos de excelência; criar e manter atualizada uma base de dados que registe a evolução dos desportistas portugueses e permita tomar decisões mais fundamentadas no processo de formação desportiva; otimizar o desenvolvimento do potencial criativo e empreendedor dos agentes envolvidos no processo de preparação desportiva (treinadores, desportistas e outros); e promover valores educativos, culturais e sociais através dos exemplos que representam os desportistas de formação e de elite.

O CIDESD é uma unidade de investigação acreditada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, está sediada na UTAD e obteve recentemente a classificação de muito bom.

Fonte: Gabinete de Comunicação e Imagem UTAD

Outras notícias