15/11/2019
09:06:30
SinalTV - Canal MEO 500520
17-10-2019
Sociedade

Urgência de Chaves atende cinco a seis crianças por noite sem pediatra permanente

Urgência de Chaves atende cinco a seis crianças por noite sem pediatra permanente

A urgência pediátrica do Hospital de Chaves atende durante a noite, em média, cinco a seis crianças que são observadas por médicos de serviço que, “em caso de necessidade”, chamam o pediatra de prevenção, disse hoje o hospital.

Em comunicado enviado às redações, o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, CHTMAD explicou que são atendidas "em média cerca de 30-40 crianças por dia" na urgência pediátrica do Hospital de Chaves, "das quais cinco-seis são atendidas entre as 20:00h e as 08:00h".

A mesma nota refere que esta “é uma situação consonante com a realidade demográfica da região”.

O CHTMAD garante que a urgência pediátrica do Hospital de Chaves tem “médico permanente, em presença física”, entre as 08:00 e as 20:00 todos os dias e que, durante a noite, as crianças são observadas por médicos do serviço de urgência, existindo um pediatra de prevenção.

“No período compreendido entre as 20:00h e as 08:00h, as crianças são observadas por médicos do Serviço de Urgência que, em caso de necessidade, chamam o pediatra que está de prevenção que, de imediato, se desloca ao hospital. Desta forma, está garantido o atendimento a todas as crianças, 24 horas por dia, sete dias por semana”, pode ler-se.

A urgência de pediatria do Hospital de Chaves está sem médico permanente durante a noite, entre as 20:00h e as 08:00h, pelo menos desde o verão do ano passado, revelou esta quinta-feira à Lusa uma associação de pais do concelho.

“Atualmente, a urgência de pediatria em Chaves funciona entre as 08:00h e 20:00h com um pediatra em permanência, e, a partir desta hora, o atendimento é feito por chamada telefónica ao médico para se deslocar ao hospital”, explicou um membro da direção da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins de Chaves.

O Hospital de Chaves, integrado no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), sediado em Vila Real, serve, além deste concelho, os de Montalegre, Boticas e Valpaços.

A distância entre Chaves e a vila de Montalegre é de 39 quilómetros, enquanto para a cidade de Valpaços distam 29 quilómetros e para a vila de Boticas são 28 quilómetros.

Já entre Chaves e Vila Real é necessário percorrer 71 quilómetros.

Segundo dados do sítio na Internet do CHTMAD, a influência direta do Hospital de Chaves abrange cerca de 82.350 pessoas e 2.200 quilómetros quadrados.

Fonte: LUSA

Outras notícias