10/12/2019
17:47:44
SinalTV - Canal MEO 500520
20-11-2017
Cultura

Universidade de Vigo de visita a Chaves para implementação de projeto em rede

Universidade de Vigo de visita a Chaves para implementação de projeto em rede

Projeto de criação de uma aplicação (App) estabelecerá ligação entre diferentes espaços arqueológicos europeus da época romana vinculados à água e à saúde, com o intuito de os promover.

Um grupo de alunos da Universidade de Vigo esteve de visita a Chaves, na passada sexta-feira,  no âmbito do projeto CrossCult”. O encontro contemplou uma visita-guiada ao futuro museu das Termas Romanas, bem como o ensaio de um vídeo jogo que está a ser desenvolvido no âmbito do projeto sobre a cidade de Chaves.

O projeto “CrossCult” resulta de uma candidatura aprovada no âmbito de um programa da Comissão Europeia (H2020-REFLECTIVE-6-2015), do qual o Município de Chaves é parceiro. O projeto visa a criação de uma rede de transferência de informação e conhecimento referente ao património histórico e cultural, envolvendo um conjunto de parceiros, entre os quais o “Luxembourg Institute for Science and Technology (LIST)”, que é líder do projeto, entre outras entidades e instituições sedeadas em vários países europeus.

O objetivo é criar uma aplicação (App) que estabeleça ligação entre diferentes espaços arqueológicos europeus da época romana vinculados à água e à saúde, concretamente o Balneário de Chaves, o Balneário de Lugo (Espanha), de Montegrotto Terme (Itália) e o Santuário de Epidauro (na Grécia).

Deste projeto resultará uma aplicação sobre o património de Chaves, que estará anexada à aplicação de guia da visita do Museu National Gallery, em Londres, que recebe anualmente cerca de seis milhões de visitantes por ano, bem como em outros espaços arqueológicos, como por exemplo o Santuário de Epidauro na Grécia, que tem um número de visitantes muito semelhante.

Através desta aplicação (App), que está ainda em fase de teste, pretende-se promover o património existente na cidade de Chaves, destacando-o e elevando-o ao nível dos melhores do mundo. A ideia é que uma pequena percentagem dos visitantes do museu National Gallery e dos outros três espaços museológicos (Lugo, Montegrotto, Santuário de Epidauro) tenham conhecimento da existência do património existente em Chaves e venham visitá-lo.

Fonte: Gabinete de Protocolo e Comunicação CM Chaves

 

Outras notícias