02/02/2023
14:39:22
SinalTV - Canal MEO 500520
01-06-2020
Sociedade

Unidades de Saúde do Alto Tâmega e Barroso fazem recomendações ao cidadão

Unidades de Saúde do Alto Tâmega e Barroso fazem recomendações ao cidadão

A partir de hoje, dia 1 de junho, as Extensões de Saúde de cada Unidade irão reabrir parcialmente, de forma faseada, apenas para consultas presenciais programadas, com agendamento prévio.

O estado de calamidade, decretado pelo Governo, bem como o despacho da Sra. Ministra da Saúde, prevê a retoma das consultas presenciais, devendo ser implementadas de forma gradual e faseada.

Assim, de modo a evitar aglomerados nas unidades de saúde e desta forma minimizar o risco de exposição à doença COVID-19, todos os cidadãos tem um papel importante na adoção de comportamentos responsáveis, contribuindo para a proteção deles próprios, dos outros e dos profissionais de saúde. Neste sentido, deverão seguir as seguintes recomendações das Unidades de Saúde do Alto Tâmega e Barroso:

1. Deverá sempre contactar a sua Unidade de Saúde (Centro de Saúde/USF/UCSP) antes de se dirigir à mesma. Todas as consultas devem ser agendadas previamente, pelo telefone, para que a sua situação seja avaliada e a sua consulta seja marcada, em data e hora específica, incluindo as consultas realizadas no domicílio.

2. Caso apresente um problema de saúde por aparecimento súbito de doença aguda, deve telefonar previamente, e será atendido por um profissional de saúde, que marcará uma consulta aberta sempre que se justifique a sua presença para avaliação, caso contrario será realizada uma teleconsulta por via telefónica

3. Se apresentar tosse, febre ou falta de ar deve contactar a sua Unidade de saúde (Centro de Saúde/USF/UCSP). A sua consulta será marcada em horário especifico, e será realizada na área reservada para essa consulta.

4. Se tiver estado em contacto com algum doente infetado com COVID-19 ou, se realizou alguma viagem nos últimos 14 dias, contacte a sua Unidade de Saúde.

5. Com exceção das consultas de Saúde Infantil e Juvenil e Saúde Materna, todas as consultas foram suspensas.

6. Será contactado por profissional de saúde antes de cada consulta programada e será avaliada a necessidade de consulta presencial ou teleconsulta.

7. Se tiver consulta marcada, e for confirmada a necessidade de avaliação presencial, deve dirigir-se à Unidade de saúde apenas 5 minutos antes da hora marcada.

8. Caso tenha de recorrer presencialmente a unidade, não o faça acompanhado, com exceção de menores, utentes com incapacidade ou outras situações legalmente previstas, que devem ser acompanhados apenas, por um único acompanhante.

9. Se precisar de renovação de medicação crónica, deverá contactar a unidade de saúde para realizar o seu pedido por telefone ou e-mail, sempre que possível

10. Se não tiver contacto telefónico ou e-mail e for imprescindível deslocar-se a Unidade de Saúde, um administrativo/secretario clinico, ira identifica-lo e orientar a sua solicitação.

11. Atualize sempre os seus dados pessoais (telemóvel e e-mail) para receber a prescrição por SMS ou e-mail.

 

PSR/CDM

  • Unidades de Saúde do Alto Tâmega e Barroso fazem recomendações ao cidadão

Outras notícias