21/09/2020
12:54:13
SinalTV - Canal MEO 500520
07-01-2020
Sociedade

TUT com mais paragens em fevereiro de 2020

TUT com mais paragens em fevereiro de 2020

O Transporte Urbano Transfronteiriço, TUT que liga Chaves a Verín em Espanha regressa em fevereiro com mais paragens, “quatro a seis”, permitindo maior mobilidade aos residentes destas duas localidades.

O serviço de Transporte Urbano Transfronteiriço, TUT regressa, a partir de fevereiro, com novas paragens entre Chaves e Verín. Aos três pontos iniciais de paragem (Chaves, Verín e Feces de Abaixo) vão ser acrescentadas entre quatro a seis novas paragens, permitindo maior mobilidade aos residentes destas duas localidades, informou a autarquia de Chaves.

O Transporte Urbano Transfronteiriço continuará a disponibilizar serviço gratuito de transporte ocasional nos dias de maior necessidade de mobilidade transfronteiriça, nomeadamente nos dias de feira das cidades de Chaves e Verín e nos dias de realização dos principais eventos dos dois municípios.

Recorde-se que em agosto de 2019 a Eurocidade Chaves- Verín havia lançado aos eurocidadãos, um projeto piloto de um serviço ocasional de transporte, para calcular a afluência e a viabilidade económica de uma linha regular entre as duas localidades.

A Câmara de Chaves revela que, “após análise dos inquéritos de satisfação efetuados aos utentes deste serviço, concluiu que era necessário aumentar o número de serviços assim como o número de paragens. Constatou ainda que a procura do serviço foi superior nos dias das feiras semanais. A Feira do Vinho de Monterrei, a Feira dos Santos ou a Festa dos Povos em Aque Flaviae foram outros eventos que registaram um maior número de usuários do TUT”.

“Juntamente com a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e a Dirección Xeral da Movilidade da Xunta da Galicia, a AECT continua a trabalhar na proposta de um acordo que permita que Chaves e Verín tenham uma ligação de transporte regular a médio prazo”, refere em comunicado a autarquia flaviense.

Esta ação é realizada no âmbito do projeto EUROCIDADE_2020, aprovado pelo Programa INTERREG V-A Espanha-Portugal 2014-2020 (POCTEP), com cofinanciamento do FEDER.

Fonte: Redação com CM Chaves e Lusa

Outras notícias