O entrudo é amigo da folia e para brincar não há idade. Festejando em matinée dançante, na discoteca, ou desfilando pelas ruas, idosos e crianças que frequentam as respostas sociais da Santa Casa da Misericórdia de Chaves, brincaram ao carnaval.
Um espaço de diversão noturna na cidade da Chaves acolheu na tarde da passada sexta-feira cerca de meia centena de idosos, entre os 60 e os 93 anos, para a realização de um baile de máscaras especialmente pensado para eles.
Seniores brincam ao carnaval no “Baile de Máscaras”
Palhaços, princesas, piratas, cowboys, entre muitas outras personagens, os seniores vestiram-se a rigor para uma tarde de folia e invadiram a discoteca Press, que abriu as portas exclusivamente para o efeito, oferecendo igualmente as bebidas.
A música tradicional portuguesa animou o baile de máscaras organizado pela Misericórdia de Chaves que faz parte do programa de animação sociocultural da instituição.
Palmira Alves confessa que sempre foi “muito festeira” e o Carnaval é “mais uma oportunidade para nos reunirmos e nos divertirmos”, afirmou a utente do Lar de Santa Isabel que dançou durante toda a tarde.
Folia carnavalesca em Vidago
Em Vidago, os foliões de todas as idades percorreram as principais ruas da vila. Igualmente irreverente, a população institucionalizada participou, como vem sendo tradição, no desfile de Carnaval organizado pela Casa da Cultura de Vidago.
Adérito dos Reis, fantasiado de mexicano, desfilou em cadeira de rodas sem deixar de lado a alegria e espírito de brincadeira ao longo de todo o desfile no qual interagiu com a comunidade.
O envolvimento da população institucionalizada da Misericórdia de Chaves nas atividades da comunidade tem como objetivo, para além da vertente lúdica, incentivar a participação ativa dos idosos e desenvolver a capacidade criativa inerente à elaboração das fantasias que previamente desenvolveram com os técnicos de animação sociocultural, recorrendo aos mais diversos materiais.
Crianças participam nos tradicionais corsos de carnaval locais
As crianças da creche e jardim-de-infância de Casas dos Montes participaram igualmente no desfile de carnaval organizado pelo Município de Chaves, tal como as crianças das mesmas respostas pertencentes ao equipamento social de Vidago integraram o desfile infantil de Carnaval juntamente com as escolas EB1 e EB,2.3 de Vidago.
Com o envolvimento das crianças e idosos nas atividades voltadas para a comunidade, a instituição pretende promover o convívio institucional e incentivar a participação das famílias.
Fonte: Sandra Gonçalves - Santa Casa da Misericórdia de Chaves