27/02/2020
07:30:08
SinalTV - Canal MEO 500520
09-10-2015
Sociedade

Seniores assinalam Dia Internacional do Idoso

Seniores assinalam Dia Internacional do Idoso

Comemorou-se o Dia Internacional do Idoso na passada quinta-feira na Santa Casa da Misericórdia de Chaves assinalado com atividades culturais, recreativas e de lazer.

À semelhança de anos anteriores, o evento organizado pela equipa de animação sociocultural da Santa Casa da Misericórdia de Chaves destinou-se aos utentes das estruturas residenciais para pessoas idosas, alargando-se a todos os restantes que frequentam as demais respostas sociais da instituição.
Este ano, a efeméride decorreu no Lar Nossa Senhora da Conceição, em Vidago, tendo início com a celebração da eucaristia, seguindo-se um almoço convívio e uma tarde recreativa com um lanche de confraternização.       

Crianças participaram 

Ao celebrar o Dia do Idoso estamos a “prestar uma justa homenagem a todos aqueles que foram pais e mães e que lutaram contra muitas adversidades” referiu o pároco Norberto Araújo, durante a homilia celebrada naquele equipamento social, onde salientou que, “embora os tempos de hoje sejam muito melhores, em muitos aspetos, há pessoas que vivem em grande pobreza interior e hoje o nosso mundo é mais de solidão do que de fome”.
A missa comemorativa do Dia do Idoso contou com a presença das crianças da Creche e Jardim de Infância daquele equipamento social da Misericórdia de Chaves. “É bom que as crianças e os idosos estejam juntos, pois talvez assim os mais novos aprendam a respeitar os mais velhos”, concluiu o sacerdote.

Combater a problemática do isolamento social 

“Contrariando a problemática do isolamento social e da solidão das pessoas idosas, o papel assumido pelas instituições de solidariedade social torna-se determinante na intervenção social com os grupos mais carenciados e vulneráveis, desenvolvendo ações próximas das necessidades destas populações”, referiu João Rua, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Chaves. 

Estruturas de apoio à população idosa  

Durante a tarde, o jogo caça ao tesouro e uma visita guiada pelo parque centenário e pelas fontes de água termal do Vidago Palace Hotel, constituíram algumas das atividades ocupacionais realizadas pelos utentes da Instituição, orientadas pela equipa de animação sociocultural de forma a promover o convívio, reforçar relações interpessoais e de entreajuda, tendo como objetivo primordial o bem-estar do utente.  
Anselmo Rodrigues reside no Lar de Santa Isabel, uma das cinco estruturas residenciais para pessoas idosas da Misericórdia de Chaves, desde o dia da sua abertura e diz que “foi a melhor coisa que podia ter feito”. “Sim esta é a minha casa e não me arrependo”, acrescentou o utente que costuma ser uma presença assídua em todas as atividades propostas pela Instituição, “enquanto puder, hei-de participar sempre”, concluiu.
Um lanche convívio e a distribuição de uma lembrança simbólica por todos os participantes finalizaram o programa.
De salientar, que a Santa Casa da Misericórdia de Chaves presta apoio social a cerca de 356 idosos diariamente divididos pelas diversas respostas sociais que a Instituição tem ao dispor da comunidade, designadamente, estruturas residenciais para pessoas idosas, serviço de apoio domiciliário e centro de dia e no que respeita ao Programa de Emergência Alimentar fornece diariamente cerca de 200 refeições através da resposta cantinas sociais.      
De recordar que o Dia Internacional do Idoso foi instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa.

Fonte: Sandra Gonçalves - Santa Casa da Misericórdia de Chaves    

Outras notícias