11/11/2019
22:13:52
SinalTV - Canal MEO 500520
25-09-2014
Sociedade

Semana Europeia da Mobilidade em Chaves contou com cerca de 1200 participantes

Semana Europeia da Mobilidade em Chaves contou com cerca de 1200 participantes
O Município de Chaves promoveu uma semana repleta de atividades no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade (SEM) e do Dia Europeu Sem Carros (DESC), duas ações europeias que pretendem estimular o público através da adesão a várias iniciativas que, em Chaves, decorreram entre os dias 14 e 22 de setembro. Dirigidas a todos os cidadãos, as atividades tiveram participantes de todas as faixas etárias.
Após o término destes eventos europeus, o balanço foi positivo e a participação dos flavienses nas atividades superou todas as expetativas, demonstrando uma sensibilização cada vez maior para as questões relacionadas com a proteção do ambiente, fator condicionante da qualidade de vida e da saúde da população.
 
O número de entidades participantes e apoiantes deste evento europeu tem vindo a aumentar de ano para ano, bem como o número de pessoas que se aliam às atividades propostas. Estima-se que nesta edição da SEM 2014 tenham participado cerca de 1200 pessoas, na sua totalidade.
 
Os principais objetivos desta iniciativa foram, essencialmente, alertar a população para as questões relacionadas com a poluição atmosférica e acústica que deriva do excesso de tráfego automóvel, assim como outras questões que afetam a nossa saúde, como o sedentarismo aliado à falta de atividade física diária.
 
Atendendo ao tema transversal delineado pela Comissão Europeia para este ano “As nossas ruas, a nossa escolha!”, as entidades locais participantes desenvolveram atividades que se centraram na estimulação de comportamentos tendentes à prática de exercício físico aliado à aprazibilidade do espaço público e ao contacto com a natureza, muitas vezes descurado pelos cidadãos.
 
Do vasto programa de atividades dinamizado para a cidade flaviense constavam várias iniciativas, entre elas: a X Rota do Presunto em BTT, que marcou o arranque da semana; três caminhadas, uma delas promovida pelo RI 19 e com o apoio da Associação Flaviense de Caminheiros, da PSP e da GNR, sob o mote “Marcha Pedonal”, outra organizada pela Associação Chaves Social em parceria com o Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) e a Associação A Voz da Juventude e com a temática “Família – Dar vida à vida nas nossas ruas”; uma aula de Tai Chi Chuan promovida pelo Núcleo de Chaves da Liga dos Combatentes; uma palestra subordinada ao tema “As nossas ruas, a nossa escolha”, dinamizada pelo Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins e pela Escola Superior de Enfermagem; dois workshops direcionados para as temáticas empreendedorismo e criatividade, organizados pela Associação Chaves Social e com o apoio da UTAD e dos Agrupamentos de Escolas Dr. António Granjo e Dr. Júlio Martins; a 2.ª Edição da atividade “Bike By Night”, da realização do Ginásio Clube de Chaves e com o apoio do BTT Clube de Chaves; aulas de atividade física sénior, dinamizadas e organizadas pelo Município de Chaves e com a colaboração da Escola Superior de Enfermagem; concerto “Viver as Ruas”, com a presença do grupo musical “The Lemon Lovers”, tendo marcado o encerramento da Semana Europeia da Mobilidade. 

Fonte: C.M. Chaves
  • Semana Europeia da Mobilidade em Chaves contou com cerca de 1200 participantes
  • Semana Europeia da Mobilidade em Chaves contou com cerca de 1200 participantes
  • Semana Europeia da Mobilidade em Chaves contou com cerca de 1200 participantes
  • Semana Europeia da Mobilidade em Chaves contou com cerca de 1200 participantes

Outras notícias