06/04/2020
11:43:18
SinalTV - Canal MEO 500520
16-01-2015
Cultura

Sabores de Chaves - Feira Do Fumeiro mostra o que de melhor se produz no concelho durante três dias

Sabores de Chaves - Feira Do Fumeiro mostra o que de melhor se produz no concelho durante três dias
Décima edição do evento terá lugar de 30 de janeiro a 01 de fevereiro (de sexta-feira a domingo), no Pavilhão Municipal da cidade. Município prevê que sejam comercializadas mais de 20 toneladas de enchidos, num volume de negócios superior a 400 mil euros.
A cidade de Chaves vai encher de novo com mais uma mostra “Sabores de Chaves - Feira do Fumeiro”. Pelo décimo ano consecutivo, o Município promove no último fim-de-semana de janeiro (este ano entre os dias 30 de janeiro e 01 de fevereiro) mais uma edição desta mostra, onde o fumeiro é rei. Aos enchidos, concebidos de forma artesanal, juntam-se o famoso presunto, o Pastel e o Folar de Chaves e os restantes artigos de panificação, os produtos da região e o artesanato, perfazendo um volume de negócios estimado na ordem dos 400 mil euros. 
Organizada pelo Município de Chaves e EHATB - Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso, a mostra conta este ano com 72 stands. Tal como no ano passado, o Município só permite a participação de produtores da região para promover exclusivamente os produtos da terra. 
Mais que proporcionar aos expositores a venda pontual dos seus produtos, o objetivo principal do certame passa por lhes angariar clientes para o ano inteiro e assim criar novos canais de comercialização. Não obstante, refira-se que alguns produtores do concelho já nem participam na feira porque já têm uma carteira de clientes fixos todo o ano e a garantia de escoamento de toda a produção.
Recorde-se que o evento surgiu no âmbito de um plano de combate à desertificação rural iniciado pelo Município em 2004. “Sabores de Chaves” é a marca, criada pela autarquia, para distinguir os produtos agroalimentares produzidos no concelho, em especial os que utilizem matérias-primas locais, com vista a reposicionar no mercado os produtos tradicionais flavienses, dando-lhes uma imagem de qualidade e modernidade, capaz de gerar maior atratividade e competitividade. 
Este evento visa recuperar toda uma tradição, sempre numa linha de fidelidade ao “saber fazer”, com sabores tradicionais genuínos e autênticos de elevada qualidade e reputação. A crescente procura destes sabores tem potenciado a sua comercialização ao longo de todo o ano e a realização de vários eventos (por ocasião da Páscoa - o Folar; no mês de Agosto - o Pastel de Chaves; por altura da Feira dos Santos – os Sabores de Outono) que, a par do surgimento de novas unidades produtivas (existem atualmente 18 cozinhas regionais de fumeiro, 6 indústrias dedicadas quase em exclusivo à produção de Pastel de Chaves e 9 produtores de doces, compotas e licores artesanais, que geraram entre 60 a 70 postos de trabalho), se afirmam como importantes agentes de desenvolvimento local.
Paralelamente, no Mercado Municipal existirão tasquinhas que propõem aos visitantes experimentar e degustar muitas das afamadas iguarias flavienses.
A animação do evento, durante os três dias, estará a cargo de ranchos, música tradicional, tunas e grupos de cantares. O destaque vai para o concerto de sexta-feira, dia 30, com a Fanfarra da Academia de Artes de Chaves e no sábado, dia 31, um concerto com Sebastião Antunes. A entrada é livre. 


Fonte: Município de Chaves 

Outras notícias