18/11/2019
22:50:15
SinalTV - Canal MEO 500520
29-01-2015
Cultura

Sabores de Chaves - Feira do Fumeiro abre esta sexta feira

Sabores de Chaves - Feira do Fumeiro abre esta sexta feira
Certame vai contar com a visita da Presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, no sábado, dia 31 de janeiro. 

Entre os dias 30 de janeiro e 01 de fevereiro, o Pavilhão Municipal de Chaves acolherá a décima edição da mostra dos “Sabores de Chaves - Feira do Fumeiro”. A previsão do município flaviense aponta para a comercialização de mais de 20 toneladas de enchidos, num volume total de negócios superior a 400 mil euros.

Pelo décimo ano consecutivo, a cidade de Chaves promove, no último fim-de-semana de janeiro (este ano entre os dias 30 de janeiro e 01 de fevereiro), mais uma edição da Feira do Fumeiro. Neste evento, os enchidos ocuparão um lugar de destaque, acompanhados por outros produtos da região como o Pastel e o Folar de Chaves, o artesanato e outros artigos tradicionais. Estima-se que o volume de negócios ronde os 400 mil euros.

A mostra é organizada pelo Município de Chaves e EHATB - Empreendimentos Hidroeléctricos do Alto Tâmega e Barroso, contando com 55 expositores. Como aconteceu em anos transactos, o evento contará apenas com a presença de produtores da região, de forma a promover exclusivamente os produtos da terra.

Este evento pretende ser uma montra para os produtores locais, proporcionando-lhes novos canais de comercialização e o estreitamento de laços com clientes e outros produtores. É de salientar que alguns dos produtores do concelho já nem participam no certame, pois a sua carteira de clientes é, por si só, uma garantia de escoamento de todos os seus produtos.

Convém lembrar que esta feira surgiu no âmbito de um plano de combate à desertificação rural, iniciado pelo município flaviense em 2004. A denominação “Sabores de Chaves”, criada pela autarquia, permitiu aos produtores locais o reposicionamento dos seus produtos no mercado, conferindo-lhes um selo de qualidade e garantia, capaz de gerar mais atratividade e competitividade.
Com a intenção de recuperar toda uma tradição, ligada aos ritmos da natureza e a saber-fazer transmitidos ao longo de várias gerações, este evento tem conseguido potenciar de forma exponencial a comercialização dos produtos regionais ao longo de todo o ano. A realização de vários eventos (por ocasião da Páscoa - o Folar; no mês de Agosto - o Pastel de Chaves; por altura da Feira dos Santos – os Sabores de Outono) que, juntamente com o aparecimento de novas unidades produtivas (existem actualmente 18 cozinhas regionais de fumeiro, 6 indústrias dedicadas quase em exclusivo à produção de Pastel de Chaves e 9 produtores de doces, compotas e licores artesanais, que geraram entre 60 a 70 postos de trabalho), se afirmam como motores do desenvolvimento local.

Durante a Feira dos Sabores, no Mercado Municipal, existirão tasquinhas que desafiam os visitantes a experimentar e degustar muitas das famosas iguarias flavienses.

A animação do evento, durante os três dias, estará a cargo de ranchos folclóricos, música tradicional, tunas e grupos de cantares. O destaque vai para o concerto de sexta-feira, dia 30, com a Fanfarra da Academia de Artes de Chaves e no sábado, dia 31, um concerto com Sebastião Antunes. A entrada é livre. 


PROGRAMA

30 Sexta-feira
14h30 Cerimónia de abertura;
14h45 Encontro de Danças e Cantares Tradicionais das Escolas do Concelho;
21h15 Concerto FANFAAC (Fanfarra da Academia de Artes de Chaves);
23h00 Encerramento 

31 Sábado 
10h00  Abertura;
15h00  Grupo Tradicional de Ventuzelos;
16h00  Rancho Folclórico de Selhariz;
17h00  Grupo Tradicional Alegres Tradições de Vilela do Tâmega 
21h15 Concerto de Música Tradicional/Folk: SEBASTIÃO ANTUNES

01 Domingo 
10h00  Abertura; 
15h00  Rancho Folclórico da "Vila Medieval" de Santo Estêvão;
16h00  Grupo Amizade;
17h30  Rancho Folclórico da Ass. Desp. e Cult. dos Amigos de Vilas Boas;
18h00  Cantares de Vilarelho da Raia;
19h00  Animação Urbana;
20h00  Encerramento;

Fonte: Gabinete de Protocolo e Comunicação da CM de Chaves

  • Sabores de Chaves - Feira do Fumeiro abre esta sexta feira

Outras notícias