24/03/2017 09:04:55
SinalTV - Canal MEO 500520
  • SinalTV no Facebook
  • SinalTV no Twitter
  • RSS Feed da SinalTV
SinalTV
07-03-2017
Sociedade

Ruas Antunes Guerreiro e Inácio Pizarro vão ser requalificadas

Ruas Antunes Guerreiro e Inácio Pizarro vão ser requalificadas

A empreitada terá como valor base cerca de 730 mil euros, prevendo-se a sua execução no prazo de 150 dias.

 O executivo municipal aprovou, na reunião de Câmara de 17 de fevereiro, o projeto de execução e procedimento concursal para adjudicação da empreitada relativa à requalificação e remodelação das ruas Antunes Guerreiro e Inácio Pizarro, em Chaves. 

O projeto de execução, integrado no “Plano de ação de mobilidade urbana sustentável (Pamus) de Chaves, vai permitir a reorganização da via, conferindo-lhe características mais urbanas, dotando-a de condições que permitam a implementação de soluções de mobilidade urbana sustentável, nomeadamente mobilidade pedonal, bem como a reformulação das caraterísticas geométricas da via, por forma a melhorar as condições de segurança associadas à circulação automóvel e pedonal.

Com esta empreitada o Município pretende efetuar a requalificação das atuais ruas Antunes Guerreiro e Inácio Pizarro, iniciando-se a intervenção na rotunda existente sobre a interseção da Avenida da Trindade com a Rua Inácio Pizarro, sendo o final da intervenção no entroncamento da Rua Antunes Guerreiro com a Avenida do Tâmega. A obra apresenta uma extensão de aproximadamente 880 m.

O projeto de execução irá beneficiar a mobilidade pedonal e os aspetos funcionais da via, através do alargamento dos passeios, reordenamento dos lugares de estacionamento e melhoramento da sinalização, estando prevista ainda a introdução de espécies arbóreas para complemento das já existentes.

A intervenção irá transformar a Rua Antunes Guerreio numa rua de sentido único (sentido Avenida do Tâmega - Rua Inácio Pizarro). Na transição da Rua Antunes Guerreiro para a Rua Inácio Pizarro, especificamente no Largo Inácio Pizarro, será construída uma rotunda, utilizando o espaço público existente. A Rua Inácio Pizarro, desde a Avenida da Trindade até à referida rotunda manterá os dois sentidos de tráfego.

Para garantir a homogeneidade e continuidade da via, assim como a sua integração na estrutura viária envolvente, são também previstas intervenções geométricas pontuais nos cruzamentos/entroncamentos existentes, disciplinando-se a circulação e melhorando-se a fluidez do trânsito.

Recorde-se que esta obra faz parte do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, PEDU de Chaves, beneficiando de um investimento cofinanciado a 85% por fundos comunitários da União Europeia, no âmbito do Programa Operacional Regional Norte 2014-2020 (NORTE 2020), instrumento financeiro de apoio ao desenvolvimento regional do norte de Portugal, gerido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e integrado no acordo de parceria PORTUGAL 2020.

Fonte: Gabinete de Protocolo e Comunicação da CM de Chaves

 

Outras notícias