23/02/2020
06:56:51
SinalTV - Canal MEO 500520
20-12-2019
Sociedade

Rio Tâmega já subiu mais de três metros

Rio Tâmega já subiu mais de três metros

O rio Tâmega já subiu em Chaves 3,13 metros acima do caudal normal, inundando uma área “bastante significativa” e condicionando o trânsito automóvel em vários pontos da cidade.

Por volta das 10h00 o rio continuava a subir, mas com menos intensidade, agora a “um centímetro por hora”, face aos 10 centímetros por hora que se registaram durante a noite, informou a Proteção Civil Municipal.

“Temos já uma área inundada bastante significativa, atingindo níveis das cheias de 2010”, explicou Sílvio Sevivas do Gabinete de Proteção Civil Municipal.

Além da inundação de alguns estabelecimentos comerciais no centro histórico, junto à zona ribeirinha, a preocupação prende-se com o condicionamento do trânsito na Avenida Dom João I e numa rua paralela, Dom Afonso III, zona que concentra várias superfícies comerciais e restaurantes.

Também o trânsito está condicionado desde quinta-feira à tarde na envolvente do rio por motivos de segurança.

“Temos essas estradas condicionadas ao trânsito, mas estamos a tentar repor a situação”, acrescentou.

Face ao caudal normal do rio Tâmega, este já subiu cerca de 3,13 metros, o que causou a inundação da Veiga de Chaves, que ocupa uma área de 2.500 hectares e que tem cerca de 8,5 quilómetros de comprimento e três de largura, deixando algumas habitações circundadas por água.

“Há habitações que estão circundadas por água, mas as pessoas continuam no seu interior, depois de terem salvaguardado os seus bens, graças à prevenção feita na quinta-feira”, vincou Sílvio Sevivas.

Até ao momento não foi ainda necessário proceder a qualquer realojamento, adiantou.

Fonte: Lusa

Outras notícias