17/10/2019
10:58:12
SinalTV - Canal MEO 500520
27-07-2016
Sociedade

Ribeira de Pena: Quequelinho eleito doce típico ribeirapense

Ribeira de Pena: Quequelinho eleito doce típico ribeirapense

Quequelinho é o nome do bolo que passou a ser considerado o doce típico de Ribeira de Pena. Com formato de queque tradicional mas feito à base de sementes de linhaça, este doce remete para o trabalho artesanal do linho, muito característico da região.

O Quequelinho foi criado com o objectivo de se tornar mais uma imagem de marca do concelho, motivo pelo qual o Contrato Local de Desenvolvimento Social – 3ª Geração “Sol Nascente”- CLDS 3G, com o apoio do município e da ADRIPÒIO- Associação de Desenvolvimento Rural, desafiou os ribeirapenses a criarem um doce com ingredientes locais de forma a enriquecer a gastronomia local.

O júri composto por Susana Reis (representante da Escola Profissional de Chaves), Hugo Teixeira (Chef do Pena Park Hotel), Vítor Adélio (Chef do Pena Aventura Park), Helena Rodrigues (Presidente da ADRIPÓIO) e Daniel Cardoso (Técnico do Gabinete de Turismo do Município) degustaram as diferentes propostas no dia 15 de julho no auditório municipal, e a 22 de julho elegeram o Quequelinho de Sandrina e Cristina Marques como o doce típico de Ribeira de Pena.

Em segundo lugar ficou a Delícia de Mel de Teresa Carvalho e em terceiro o Bolinho de Milho com Marmelada de Cristina Gonçalves.

Redação

Outras notícias