17/10/2019
10:59:34
SinalTV - Canal MEO 500520
04-01-2019
Cultura

Ribeira de Pena inicia procedimento de classificação do Menir de Alvadia

Ribeira de Pena inicia procedimento de classificação do Menir de Alvadia

O Município de Ribeira de Pena solicitou oficialmente a abertura do procedimento de classificação de bens imóveis para o Menir de Alvadia, também conhecido como Pedra d’Anta.

A iniciativa de classificação do Menir de Alvadia surge no âmbito do encerramento do Ano Europeu do Património Cultural que decorreu ao longo de 2018 e pretende alertar para a importância da preservação e valorização deste sítio arqueológico tão importante no contexto da Pré-História regional.

A Lei que estabelece as bases da política e do regime de proteção e valorização do património cultural prevê a classificação de bens imóveis pelo Estado na categoria de monumentos, conjuntos ou sítios como de interesse nacional, público ou municipal.

A classificação de património é, nestes termos, a mais alta proteção conferida pelo Estado, determinando o inestimável valor cultural de um bem que fica abrangido pelas formas de proteção e valorização previstas na Lei. Estas medidas de proteção legais são também válidas para qualquer bem cultural que seja alvo da abertura de um processo de classificação.

O Menir de Alvadia é um menir de grande dimensão, classificado como possível estátua-menir, localizado nas proximidades da aldeia de Alvadia, numa zona aplanada da Serra do Alvão. Possui mais de 4 metros de comprimento e um conjunto de gravuras rupestres nas faces, caraterísticas que o colocam no patamar cimeiro deste tipo de estruturas megalíticas no contexto da Península Ibérica.

O menir encontra-se retirado da sua posição original, estando neste momento o Município a programar o seu futuro restauro e o regresso à posição vertical.

 

Fonte: Gabinete de Marketing, Relações Públicas, Comunicação e Imagem CM Ribeira de Pena

Outras notícias