06/07/2020
08:12:13
SinalTV - Canal MEO 500520
07-02-2020
Sociedade

RIBEIRA DE PENA: Gestão de baldios abre portas a novos mercados

RIBEIRA DE PENA: Gestão de baldios abre portas a novos mercados

A capacidade de aplicar uma economia de escala à enorme mancha de pinheiro-bravo do concelho de Ribeira de Pena, através de uma produção sustentável, abre as portas para novos mercados que valorizam a certificação florestal.

A constituição de um agrupamento de baldios pode representar uma significativa melhoria da gestão e da rentabilidade das áreas baldias do concelho de Ribeira de Pena.

Neste sentido, numa visita mediada pela Forestis (Associação Florestal de Portugal), nomeadamente pelo seu presidente, Luís Braga da Cruz, o Vice-Presidente da Câmara Municipal Ribeira de Pena, Luís Ferreira, e Artur Mota da Associação Florestal de Ribeira de Pena visitaram, no final do mês de janeiro, as instalações da empresa Sonae Arauco, em Mangualde. A Sonae Arauco é uma das principais empresas mundiais de painéis derivados de madeira, comprometida para com a proteção do meio ambiente, daí que priorize a matéria-prima devidamente certificada.

Dado o afastamento do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) em relação ao território e a falta de recursos técnicos das Juntas de Freguesia, a constituição de um agrupamento de baldios no concelho de Ribeira de Pena assume-se como uma prioridade do Município para que seja possível efetuar uma gestão sustentável dos baldios adequada, com benefícios para as comunidades e para a economia local.

 

Paulo Silva Reis

Outras notícias