17/10/2019
11:00:45
SinalTV - Canal MEO 500520
06-10-2015
Sociedade

Ribeira de Pena: Destruição de Ninhos de Vespa Asiática

Ribeira de Pena: Destruição de Ninhos de Vespa Asiática

A Câmara Municipal de Ribeira de Pena, através do Serviço municipal de Proteção Civil, coordenou, nos últimos dias, o processo de destruição de ninhos de vespa velutina identificados no concelho.

A vespa velutina, vulgarmente designada de vespa asiática, é uma espécie não-indígena, predadora da abelha europeia, e que quando perturbada, esta espécie também poderá representar um risco para as pessoas.
O efeito sobre a população de abelhas é um efeito direto devido às baixas produzidas pela predação direta, e indiretamente, pela diminuição das atividades das abelhas perante a presença da Vespa velutina, que se traduz num enfraquecimento e morte final da colmeia. Isso tem duas consequências diretas, por um lado, uma menor produção de mel e produtos relacionados e, por outro, uma diminuição da polinização vegetal dada a importância das abelhas melíferas nesta importante função biológica;
A Vespa velutina é uma vespa de grandes dimensões. A cabeça é preta com face laranja/amarelada. O corpo é castanho-escuro ou preto, aveludado, delimitado por uma faixa fina amarela e com um único segmento abdominal amarelado-alaranjado, o que torna difícil de a confundir com qualquer outra espécie. As asas são escuras e as patas castanhas com as extremidades amarelas originando a designação de vespa das patas amarelas. Os ninhos, constituídos por fibras de celulose mastigadas, têm uma forma redonda ou em pera, com uma abertura semelhante a uma saída lateral, podendo atingir um metro de altura e cerca de 50-80 cm de diâmetro, e são geralmente construídos em árvores.
Um dos ninhos destruídos, por inceneração, pelo Serviço Municipal de Proteção Civil com a colaboração de dois apicultores de Ribeira de Pena estava localizado no tronco central de um pinheiro de grande porte, circunstância que dificultou os trabalhos noturnos de remoção, exigindo uma logística complexa para a sua eliminação com eficácia e em segurança. 

Fonte: Gabinete de Marketing, Relações Públicas, Comunicação e Imagem da CM de Ribeira de Pena

Outras notícias