27/10/2020
14:16:03
SinalTV - Canal MEO 500520
17-04-2020
Sociedade

RIBEIRA DE PENA: Centro de Acolhimento preparado para alojamento temporário

RIBEIRA DE PENA: Centro de Acolhimento preparado para alojamento temporário

Espaço dispõe de 55 camas e inclui ainda quartos independentes (14 camas) para descanso dos profissionais responsáveis por prestar cuidados a grupos que necessitem de alojamento temporário, nomeadamente a utentes de IPSS`s não infetados.

O Município de Ribeira de Pena instalou um Centro de Acolhimento no Pavilhão Multiusos do Pena Aventura Park, com vista a reforçar a capacidade de resposta a possíveis necessidades de isolamento decorrentes da situação pandémica, informou a autarquia em comunicado.

O espaço de retaguarda “visa acolher grupos específicos que necessitem de alojamento temporário, nomeadamente, utentes de IPSS’s não infetados que necessitem de ser retirados das instalações”.

O Centro de Acolhimento temporário dispõe de 55 camas e inclui ainda quartos independentes (14 camas) para descanso dos profissionais responsáveis por prestar cuidados a estes utentes, refere a autarquia.

A criação deste local de concentração tem como objetivo evitar a deslocação de munícipes, em situação de vulnerabilidade, para instalações situadas fora do concelho, em caso de necessidade de separação de casos confirmados de COVID19.

O executivo municipal espera que a evolução da pandemia no território não implique a necessidade da utilização deste espaço, contudo, o mesmo poderá assumir outras valências, de acordo com as necessidades que forem surgindo.

O Centro de Acolhimento foi preparado em parceria com o Pena Aventura Park, dada a sua capacidade de assegurar, no imediato, a logística necessária para organizar este tipo de resposta: disponibilidade de um elevado número de camas, existência de local de preparação de refeições, instalações sanitárias com balneários e condições adequadas de aquecimento.

De referir que o Município de Ribeira de Pena está a transformar a ala de internamento do Centro de Saúde de Ribeira de Pena no local de isolamento e apoio a doentes COVID19 que não reúnam condições para fazer o tratamento adequado nas suas próprias casas e não necessitem de cuidados hospitalares.

Fotografia: CM Ribeira de Pena

Outras notícias