16/10/2021
00:12:16
SinalTV - Canal MEO 500520
25-04-2020
Sociedade

RIBEIRA DE PENA: 25 de abril : Autarquia restringe-se a sessão solene simbólica

RIBEIRA DE PENA: 25 de abril : Autarquia restringe-se a sessão solene simbólica

Este ano, a celebração do 25 de abril vai assumir um carácter predominantemente simbólico, uma sessão solene mais recatada, disse o autarca que deixou uma mensagem.

Os tempos desafiantes que vivemos, pelos constrangimentos que acarretam, obrigam-nos a valorizar o conceito de liberdade, como nunca o fizemos nestes 46 anos de democracia.

A situação atual reforça, ainda mais, a relevância da data histórica que, hoje, assinalamos: a revolução de 25 de abril de 1974. Esta pandemia veio mostrar-nos o quanto precisamos de um país cada vez mais justo, mais solidário e mais fraterno, tal como foi idealizado pelos heróis de abril.

Este ideário espelha-se no princípio: “Todos por Todos” e revela a importância de continuarmos a respeitar as recomendações, de modo a protegermos a nossa comunidade.

Devido à situação pandémica, impõe-se a salvaguarda da saúde pública e, como tal, o Município de Ribeira de Pena não vai promover as habituais comemorações abertas a toda a comunidade. Este ano, a celebração do 25 de abril vai assumir um carácter predominantemente simbólico e, por conseguinte, vai restringir-se a uma sessão solene mais recatada.

Assim que possamos, iremos comemorar o 25 de abril, com toda a glória e esplendor que este marco histórico merece.

Depois de superarmos este momento difícil, voltaremos a estar juntos, voltaremos a respirar a liberdade de que tanto gostamos e pela qual tanto ansiamos.

Sendo certo que o espírito do 25 de abril mantem-se vivo e de boa saúde, cabe a cada um de nós zelar incessantemente pelas suas conquistas e impedir o surgimento e a proliferação de qualquer manifestação de fascismo, do qual, infelizmente, nunca estaremos imunes.

Assim, norteados pela esperança de dias melhores, tomemos em consideração as palavras de Manuel Alegre escritas, em 1967, durante o período de ditadura do Estado Novo: “Nas tuas mãos começa a liberdade”.

Ribeira de Pena, 25 de abril de 2020

O Presidente da Câmara Municipal,

João Noronha

 

Fotografia ilustrativa

Outras notícias