04/08/2020
16:24:58
SinalTV - Canal MEO 500520
02-08-2020
Sociedade

REGIÃO: Porque liguei para o INEM e é enviada uma ambulância dos bombeiros?

REGIÃO: Porque liguei para o INEM e é enviada uma ambulância dos bombeiros?

Uma das questões com que o INEM é frequentemente confrontado é a seguinte: porque é que liguei para o INEM a pedir socorro e depois é-me enviada uma ambulância dos bombeiros?

 

A resposta é simples. Em Portugal existe um Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), que não é mais do que um conjunto de entidades que trabalham para prestar cuidados pré-hospitalares às vítimas de acidente e doença súbita, em casos em que existe risco de vida.

 

As entidades que integram o SIEM e que dispõem de ambulâncias para dar resposta às emergências são, para além do próprio INEM, as corporações de Bombeiros e as delegações da Cruz Vermelha Portuguesa. E para decidir que ambulância vai acudir a uma determinada situação são tidos em conta fatores como a disponibilidade de meios naquele momento, a proximidade dos meios relativamente ao local da ocorrência e, também, critérios de áreas próprias de atuação (no caso das corporações de bombeiros).

 

Assim, se em caso de emergência vir chegar uma ambulância que não é do INEM mas dos Bombeiros ou da Cruz Vermelha, não há qualquer problema! É apenas o SIEM a funcionar adequadamente, enviando o meio que estava disponível e que se encontrava mais perto do local. Na verdade, e caso cada uma das entidades cumpra a legislação em vigor, todas as ambulâncias e respetiva tripulação estão igualmente aptas a prestar assistência. Apenas muda a cor das ambulâncias, mas todas estão aptas a salvar vidas.

 

O INEM recorda que as ambulâncias devem ser apenas utilizadas em situações de risco de vida imediato ou situações em que esteja em causa uma função vital da vítima. Para uma correta avaliação da situação, é fundamental que ligue 112 e colabore com o INEM, respondendo às perguntas que lhe são colocadas.

Outras notícias