22/09/2020
17:13:09
SinalTV - Canal MEO 500520
08-08-2020
Sociedade

REGIÃO: O que fazer em caso de Emergência?

REGIÃO: O que fazer em caso de Emergência?

Em caso de emergência devemos ligar 112. O Número Europeu de Emergência - 112 – é comum a várias situações, como por exemplo, assalto, roubo, incêndio, etc., e é atendido em primeira linha por uma central de emergência da Polícia de Segurança Pública (PSP) que apenas canaliza para o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) as chamadas que à saúde digam respeito.

O INEM é o responsável por coordenar em Portugal Continental, o funcionamento do Sistema Integrado de Emergência Médica, um conjunto de entidades que prestam assistência às vítimas de acidente ou doença súbita Após receber no Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) a chamada transferida pela Central 112, o INEM inicia um processo de localização, triagem e aconselhamento da ocorrência.

A localização é imprescindível para enviar a ajuda necessária, devendo ser o mais completa possível. Lembre-se que existem muitos locais com o mesmo nome e o CODU recebe chamadas de norte a sul, não apenas do local onde o contactante se encontra.

A triagem clínica e o aconselhamento são fundamental para prestar um socorro eficiente, tendo o contactante um papel importantíssimo uma vez que é os olhos, ouvidos e tato do INEM no local. Para ajudar basta manter a calma, responder às questões feitas pelos operadores, e seguir as instruções que forem dadas até à chegada de ajuda, só assim é possível enviar os meios de socorro adequados para a situação em análise, que pode passar pelo acionamento de Ambulâncias de Emergência ou Socorro, Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação, Motociclos de Emergência Médica ou Helicópteros de Emergência Médica entre outros.

A emergência médica começa em si. Colabore com o INEM. Juntos, podemos salvar vidas!

Outras notícias