19/04/2024
18:09:51
SinalTV - Canal MEO 500520
04-08-2020
Economia

REGIÃO: Carne Maronesa eleita a melhor carne do mundo

REGIÃO: Carne Maronesa eleita a melhor carne do mundo

A carne Maronesa acabou de ser eleita a melhor carne do mundo, num concurso oficioso organizado pelo «Fisterra Bovine World» – um galardão que honra uma raça, um sistema de produção e todos os criadores que lutam pela sobrevivência da pastorícia extensiva de montanha.

Os bovinos Maroneses em extensivo não consomem subprodutos animais, são livres de expressar os seus comportamentos inatos, e produzem, graciosamente, serviços ambientais indispensáveis para as sociedades humanas.

No sistema extensivo maronês, os bovinos deambulam livremente (não estão fechados em alojamentos), e vivem do que o monte ou a agricultura lhes dá (palhas, feno, grãos e raízes). Mantêm, por isso, os comportamentos alimentares, de manada, reprodutivos (ex. cobrição, parto e amamentação) ou de defesa do ancestral selvagem. E graças à perturbação pela herbivoria (pastoreio), está garantida a persistência das plantas que coevoluiram com os bovídeos que migraram para ocidente, vindos das planícies asiáticas a norte dos Himalaias, cerca de 15 milhões anos antes do presente. As escassas representações disponíveis mostram uma surpreendente similaridade morfológica entre o auroque e a Maronesa.

Portugal é um país de vocação pastoril e, por isso, tão diverso em raças autóctones de mamíferos herbívoros domesticados. A solução encontrada pelos nossos antepassados para usar e gerir o seu território, foi e é uma solução com futuro, com milénios de experimentação bem-sucedida. Por conseguinte, a pastorícia extensiva é um instrumento indispensável para conter a atual escalada de custos financeiros e sociais associados aos fogos rurais.

É tempo de o reconhecer. Para tal basta que as pessoas sejam informadas de modo a tomar decisões de consumo ambientalmente responsáveis, e que o processo de decisão política em agricultura e ambiente seja cientificamente fundamentado … e que a produção animal extensiva seja considerada em toda a sua grandeza agronómica, ambiental e económica.

Outras notícias