15/10/2021
22:47:23
SinalTV - Canal MEO 500520
05-03-2020
Sociedade

REGIÃO: Cão de Gado Transmontano reconhecido como raça internacional

REGIÃO: Cão de Gado Transmontano reconhecido como raça internacional

O Comité Geral da Federação Cinológica Internacional (FCI) reconheceu o Cão de Gado Transmontano como raça internacional.

A Federação Cinológica Internacional é o órgão máximo da cinofilia mundial que regulamenta os padrões das raças originárias de todos os países e adequa-os a nível internacional.

Recentemente, o Comité Geral da FCI reconheceu a raça Cão de Gado Transmontano como raça internacional sendo que, passa a constar na lista de raças aceites provisoriamente, sem CACIB. O CACIB é um certificado de aptidão para o campeonato internacional de beleza.

“É com muito orgulho que anunciamos o reconhecimento oficial pela FCI do nosso Cão de Gado Transmontano como raça Internacional com reconhecimento provisório (10 anos), o que permite que os seus efetivos sejam registados e apresentados em todos os países da Federação”, referiu o Clube Português de Canicultura.

Por detrás deste reconhecimento está o trabalho de várias instituições e criadores da raça, em especial, o esforço do Clube Português de Canicultura. “Foram quase 20 anos de trabalho que foi desta forma finalmente reconhecido. Um marco muito importante para o Clube Português de Canicultura que todos devemos celebrar”, refere o clube.

O Cão de Gado Transmontano é uma raça originária da região de Trás-os-Montes utilizado para a proteção do gado ovino e caprino. Segundo investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro(UTAD), esta é uma raça autóctone que acompanha o pastor há mais de 10 mil anos. Apesar da sua grandeza a raça caracteriza-se por ser calma, dócil e de carácter sereno.

Fotografia: Clube Português de Canicultura

Sara Esteves

 

Outras notícias