04/08/2020
13:55:47
SinalTV - Canal MEO 500520
26-06-2020
Sociedade

REGIÃO: Autarcas voltam a exigir reposição de pontes que ligam Vila Pouca de Aguiar a Boticas

REGIÃO: Autarcas voltam a exigir reposição de pontes que ligam Vila Pouca de Aguiar a Boticas

Os presidentes das Câmaras de Vila Pouca de Aguiar e de Boticas defenderam novamente as reposições das ligações entre Monteiros e Veral e entre Capeludos e Sobradelo. Trata-se de duas pontes que ligam os dois concelhos e que irão ficar submersas com a construção das barragens do Alto Tâmega.

A Comissão de Acompanhamento Ambiental do Sistema Eletroprodutor do Tâmega reuniu online com os dois autarcas dos concelhos de Vila Pouca de Aguiar e de Boticas. Alberto Machado e Fernando Queiroga voltaram a exigir uma solução para as duas pontes que vão ficar submersas com a construção das barragens pela construtora espanhola Iberdrola. Os dois defenderam novamente as reposições das ligações entre Monteiros e Veral e entre Capeludos e Sobradelo que cumprem a ligação entre duas populações. Trata-se da ponte de arame pedonal com cerca de 30 metros e a outra com passagem de viaturas.

Devido à crise pandémica, houve um atraso das obras e consequentemente levou a um atraso da solução das respetivas situações. A decisão final será conhecida este ano lê-se no comunicado. A Agência Portuguesa do Ambiente tem reunião agendada para o mês de julho.

Relativamente à situação das barragens, Alberto Machado refere que a albufeira de Gouvães deverá começar a encher a partir do próximo mês de fevereiro, em 2021.

Sara Esteves

Outras notícias