04/04/2020
11:33:44
SinalTV - Canal MEO 500520
19-09-2014
Economia

Reforma do IRS passa amanhã para as mãos do Governo

Reforma do IRS passa amanhã para as mãos do Governo
O período de consulta pública do anteprojeto da reforma do IRS termina este sábado, pelo que, depois disso, cabe ao Executivo decidir que propostas acolher e que medidas tomar neste âmbito.
O trabalho da comissão para a reforma do IRS está praticamente concluído. Este sábado, o período de consulta pública termina e o assunto passa para as mãos do Governo, que tem o poder de decisão.

Os portugueses já muito ouviram falar da redução da sobretaxa do IRS, do novo cálculo do imposto, da introdução de um valor fixo nas deduções à coleta e da possibilidade de os casais entregarem o IRS em separado.

Mas, como recorda o Diário Económico desta sexta-feira, tudo não passa de propostas, feitas pela comissão liderada por Jorge Vasconcelos.

E nem todas foram recebidas da mesma forma pelos governantes, sendo que há tópicos que tão pouco reúnem unanimidade.

Se, por um lado, o CDS insiste na redução da sobretaxa já em 2015, o PSD opta por uma posição mais cautelosa e não se quer comprometer, temendo que a margem orçamental não o permita.

Tal como aconteceu com a reforma do IRC, o Governo vai tentar encontrar consenso político, nomeadamente com o PS. Mas tal só deverá acontecer depois das eleições primárias (28 de setembro), que marcam a agenda socialista.

Fonte: Notícias ao Minuto

Outras notícias