20/04/2024
09:25:40
SinalTV - Canal MEO 500520
26-11-2014
Sociedade

Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças conta já com a adesão de 31 membros

Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças conta já com a adesão de 31 membros
Durante os dias 17, 18 e 19 de novembro, Cáceres foi a capital da cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha, tendo recebido várias iniciativas de Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças (RIET), nomeadamente a reunião do Comité Diretor, a cerimónia de incorporação de seis universidades à rede RIET, a Assembleia Geral e o Congresso de Encerramento do projeto.
As atividades iniciaram-se no dia 17 de novembro com a reunião do Comité Diretor da RIET, onde foram aprovados os acordos que se submeteram posteriormente à Assembleia.

Na manhã de 18 de novembro, a Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças integrou na sua rede seis universidades (Vigo, Huelva e duas de Salamanca, pela parte espanhola, Aveiro e Trás-os-Montes e Alto Douro, pela parte portuguesa). A RIET viu assim aumentado o seu número de membros para 31, conseguindo reunir na mesma rede, instituições políticas e de cooperação transfronteiriça, organizações empresariais e universitárias, quer de Portugal, quer de Espanha, que representam a totalidade do território da fronteira luso-espanhola e que se calcula que conta com mais de 12 milhões de habitantes e mais de 200.000 empresas. A fronteira luso-espanhola, que se estende ao longo de 1.234 km, entre a desembocadura do Minho e a do Guadiana, é a mais estável, antiga, extensa e dinâmica de toda a União Europeia.

Durante a tarde de 18 de novembro teve lugar a Assembleia Geral, na Sala Miguel Hernández, do Complexo Cultural São Francisco, na qual foram aprovadas as reivindicações que a fronteira irá propor à Comissão Luso-Espanhola, responsável pela agenda de assuntos a tratar na próxima reunião da Cimeira Ibérica.

No dia 19 de novembro, decorreu o Congresso de Encerramento do Projeto RIET, que contou com a participação dos vários sócios do projeto, onde foi feito um balanço positivo das atividades desenvolvidas e dos níveis de execução do projeto. Foram, também, debatidos diversos temas, designadamente, “Desafios e oportunidades da Cooperação Territorial 2014-2012”, “RIET: do presente ao futuro” e apresentados os resultados da constituição de três importantes atividades desenvolvidas ao longo deste projeto, nomeadamente, o Serviço de Estudos, em Ciudad Rodrigo, o Centro de Documentação, em Chaves, e o Observatório de Fronteira, em Cáceres.

A RIET é um projeto de cooperação transfronteiriça aprovado no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriza Espanha-Portugal (POCTEP), com a participação financeira da União Europeia (cofinanciamento FEDER).

Fonte: C.M. Chaves

Outras notícias