24/04/2019
16:28:06
SinalTV - Canal MEO 500520
29-12-2015
Sociedade

Quadra natalícia vivida na Santa Casa da Misericórdia de Chaves

Quadra natalícia vivida na Santa Casa da Misericórdia de Chaves

A quadra natalícia foi vivida com intensidade na Santa Casa da Misericórdia de Chaves como já é tradição. Um programa de celebração participativo foi estruturado contemplando a infância, juventude e terceira idade, onde não faltaram familiares de utentes e membros do executivo municipal.

A celebração da eucaristia, realizada em todas as estruturas residenciais para pessoas idosas, antecedidas pelo ministério da reconciliação, marcaram os momentos litúrgicos da quadra festiva, lembrando os utentes e demais irmãos já falecidos. 
Sendo o Natal sinónimo de “partilha, alegria, amor, paz e perdão” como realçou o sacerdote Fernando Pereira durante a eucaristia celebrada na capela do Lar de Santa Isabel, os prelados que realizaram as diversas celebrações litúrgicas - fazendo referência ao ano santo, Jubileu da Misericórdia, que teve início este mês prolongando-se até novembro de 2016 - incentivaram os irmãos e toda a comunidade “a saborear a misericórdia de Deus”, mobilizando os irmãos da instituição a partilhar a misericórdia com os que “mais precisam” especialmente os mais carenciados, pessoas idosas e doentes que se encontram numa situação de maior vulnerabilidade.

Utentes e familiares participativos

A equipa de animação sociocultural, responsável pela programação natalícia que decorreu durante a última semana e meia que antecedeu o dia de Natal, levou animação e descontração a todos os Equipamentos Sociais da Instituição.
Os animadores encenaram e representaram duas peças teatrais: “Um Rei Diferente”, um teatro musical cuja principal mensagem é a de “um Rei, [menino Jesus] que ensina a perdoar, a amar e a viver em harmonia”, que foi também personificada por idosos e colaboradores da instituição que participaram ativamente na sua dinamização e, com uma vertente mais cómica, a peça denominada “O Boi e o Burro a caminho de Belém” que espalhou a boa disposição.
Momentos lúdicos que ficaram preenchidos com muita animação musical, poesia e canto. Tardes recreativas, cheias de espírito natalício que contaram ainda com a presença de familiares de utentes e que ficaram completas com a distribuição de uma lembrança a cada um dos utentes e com um lanche convívio com as iguarias próprias desta época festiva.
Na sua mensagem de Natal, o Provedor da Misericórdia de Chaves, João Rua, dirigiu-se aos idosos que “são a alma desta Instituição”, dizendo que espera “continue a ser a sua casa onde se sintam bem, porque são tratados com amor e carinho”  destacando o serviço prestado pelos colaboradores em prol do bem-estar dos mais velhos. 

Município solidário com crianças e jovens em risco  

Aos jovens acolhidos nas duas Respostas Sociais da Instituição para crianças e jovens em risco, João Rua lembrou “os exemplos de jovens mais velhos” que por ali passaram, servindo também como estímulo aos que atualmente residem naquele Equipamento Social.
O Município de Chaves mostrou-se solidário para com os jovens residentes no Lar de Infância e Juventude e no Centro de Acolhimento Temporário anunciando para os reis a entrega de material desportivo. 
“Tendo consciência da dificuldade do trabalho árduo dos colaboradores”, o Vice-presidente da autarquia, Castanheira Penas, salientou ainda a importância da existência deste tipo de Respostas que “existem por vós e para vós”, conclui dirigindo-se aos jovens.    
A creche e Jardim de Infância Nossa Senhora da Conceição, em Vidago, e de Casas dos Montes realizaram igualmente a festa de Natal com as crianças daquelas Respostas Sociais partilhando com as famílias as suas vivências de natureza socioeducativa, com uma tónica acentuada da expressão musical, dando conta do mundo da descoberta dos sons e ritmos.  

Fonte: Sandra Gonçalves - Santa Casa da Misericórdia de Chaves

Outras notícias