26/09/2021
15:07:13
SinalTV - Canal MEO 500520
28-01-2015
Sociedade

Professores chumbam em exame por erros básicos de português

Professores chumbam em exame por erros básicos de português
Confundir o "à" com "há" e usar mal o "ç" foram algumas das falhas graves cometidas por docentes reprovados. Entre os avaliados, 20% fizeram cinco ou mais erros ortográficos.
O chumbo de 34,3% de professores na prova de avaliação "não surpreendeu" o presidente do Instituto de Avaliação Educacional (IAVE), Hélder de Sousa. "É um número considerável de chumbos. Mas já não me surpreendo com estes resultados. No IAVE temos uma interação permanente com milhares de professores. Os documentos que nos chegam, enviados por docentes, mostram falhas gravíssimas de escrita e até do ponto de vista científico. Isto tem de ser tratado de forma clara e frontal", afirmou, em declarações ao DN, Hélder de Sousa.
Nas 2490 provas válidas realizadas em dezembro, cujos resultados foram divulgados pelo IAVE na segunda-feira à noite, 20% de docentes (498) deram respostas com cinco ou mais erros ortográficos. Instado a esclarecer que tipo de falhas foram essas, Hélder de Sousa respondeu: "Há uma incidência de erros cristalizados em regras básicas como a questão do a com ou sem h, ou quando se usa o c com cedilha. São erros que se perpetuam para os alunos."
Já 29,1% (722) deram respostas com um ou dois erros ortográficos e 34,7% (871) não apresentaram erros nas respostas.

Fonte: DN

Outras notícias