04/04/2020
12:21:41
SinalTV - Canal MEO 500520
01-12-2015
Sociedade

Primeiro congresso da Associação Flavienses no Mundo reuniu prestigiados conferencistas

Primeiro congresso da Associação Flavienses no Mundo reuniu prestigiados conferencistas

Encontro debateu, durante dois dias, temas como educação, cultura, saúde, segurança e justiça.

A Associação Flavienses no Mundo realizou o seu primeiro congresso, nos dias 27 e 28 de novembro em Chaves. 
O tema desta conferência foi “Chaves e as Políticas Setoriais" e promoveu o debate e reflexão sobre educação, cultura, saúde, segurança e justiça, tendo contado com prestigiados oradores da área cultural, académica, empresarial e segurança. Entre eles, especial destaque para o ex-ministro da Administração Interna, Rui Pereira, o jornalista e escritor Francisco José Viegas, o Procurador-Geral Adjunto e Secretário-Geral do Sistema de Informações da República Portuguesa, Júlio Pereira, o médico e escritor Carlos Vieira Reis e o jornalista e Presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Carlos Magno.
Aquando da sessão de abertura do congresso, na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Chaves manifestou publicamente o seu “apego ao projeto de construção e consolidação desta Associação”, bem como a importância da mesma, na sua opinião, “para o reforço das capacidades e competências para o desenvolvimento socioeconómico e cultural de Chaves e para o fortalecimento da rede de comunicação entre os flavienses dispersos pelo mundo e as entidades institucionais flavienses”. António Cabeleira destacou, mais uma vez, a importância da cooperação, pois, na sua opinião, “só trabalhando em conjunto conseguimos ser maiores que a nossa própria dimensão”.
Para o autarca flaviense, “é necessário multiplicar as oportunidades com gestos que acolham novos intervenientes e promovam realizações concretas, como foi este encontro. São estes gestos que permitem a uma nova geração de empreendedores estabelecer laços, criar redes de contacto e desenvolver mais facilmente os seus projetos e ideias de negócio”, salientou.
A realização deste congresso dá, segundo o edil, “bom exemplo do dinamismo que deve caracterizar o envolvimento da sociedade na vida da nossa comunidade, refletindo, também, a determinação de uma geração de flavienses que querem contribuir para que Chaves possa tirar partido do conhecimento e da capacidade de influência de um vasto conjunto de cidadãos, para o aprofundamento da cooperação empresarial, para a expansão dos seus negócios e para a defesa da nossa terra”.
Para o Presidente da Associação Flavienses no Mundo, o objetivo principal da organização deste encontro - promover a troca de ideias e de convicções sobre os problemas que se vivem por todo o lado, pelo menos no mundo português, mas com o enquadramento local - foi cumprido. Tratou-se de uma iniciativa “fascinante”, nas palavras de Manuel de Queiroz Medeiros, pois atraiu a Chaves os flavienses espalhados pelo mundo, pô-los em contacto entre si e com a cidade natal e a dinamizar - como puderem - o desenvolvimento da nossa urbe nas mais variadas modalidades. Segundo Manuel de Queiroz Medeiros, “o fascínio da implementação desta associação é, contudo, proporcional às dificuldades em pô-la a funcionar”, conta, ao lembrar que “a dispersão dos associados é extremamente limitante da sua dinamização, apesar da ajuda das novas tecnologias. Basta pensar na dificuldade em obter a assinatura de um documento por vários sócios para se perceber como as coisas aparentemente fáceis podem tornar-se extremamente complexas!...”
Recorde-se que podem ser associados todos os cidadãos do mundo que sejam ou se sintam flavienses e residam fora do Município de Chaves. Os interessados em pertencer a esta Associação deverão submeter a sua candidatura on-line, no site do Município (em www.chaves.pt), por e-mail (flaviensesnomundo@gmail.com) ou enviar o formulário devidamente preenchido por correio (para Praça de Camões - 5400-150 Chaves) ou por fax (00351 276 327 724). Para mais informações e esclarecimentos, poderão contactar a referida Associação através do e-mail flaviensesnomundo@gmail.com

Fonte: Gabinete de Protocolo e Comunicação da CM de Chaves

Outras notícias