18/04/2024
04:44:47
SinalTV - Canal MEO 500520
21-11-2014
Tecnologia

Portuguesa UKADEMICS vence competição europeia Big App Fund

Portuguesa UKADEMICS vence competição europeia Big App Fund

Aplicação e plataforma considerada o melhor projecto de empreendedorismo em aplicações da Europa.

A aplicação e plataforma online portuguesa UKADEMICS, que funciona como uma espécie de Booking.com de cursos universitários a que estudantes de todo o mundo se podem candidatar, venceu o Big App Fund, foi anunciado esta quinta-feira. A plataforma foi considerada o melhor projecto de empreendedorismo em aplicações da Europa.

A UKADEMICS é uma “plataforma e aplicação onde estudantes podem procurar e candidatar-se a milhares de universidades fora do seu país, onde alunos podem estar em contacto e embarcarem numa viagem em conjunto para estudarem juntos”. A explicação é do georgiano Vako Imnaishvili, que com o português André Rosendo partilha a criação e direcção da plataforma.

Na reacção ao prémio, citada pelo Big App Fund, Imnaishvili sublinhou que o “sector de educação tem uma necessidade desesperada de corte com a tecnologia”. “Mais de cinco milhões de estudantes vão estudar por ano no exterior e não têm nenhuma solução de tecnologia adequada que os possa guiar”, defende. 

André Rosendo fala da UKADEMICS como a primeira plataforma aplicação criada para “revolucionar a mobilidade dos estudantes”. O português indica que o projecto já está a funcionar junto de universidade e faculdades do Reino Unido e que, em 2015, os Estados Unidos e a China serão os países até onde pretendem alargar a plataforma. “Esperamos grandes coisas no futuro e temos uma equipa fantástica para alcançá-lo", considerou.

O projecto português, um dos 425 que foram a concurso vindos de 27 países, apresenta-se como a “primeira plataforma a juntar todas as universidades no mundo numa única aplicação”. Lançada em Junho deste ano, reúne actualmente 378 universidades e faculdades britânicas, que juntas oferecem a possibilidade de entrar em mais de 30 mil cursos. Segundo a plataforma, no último Verão alguns alunos já foram colocados após uma candidatura feita a partir da UKADEMICS.

A plataforma resultou do trabalho que a dupla Imnaishvili e Rosendo criou através da agência internacional para estudantes OK Student, através da qual vários alunos estrangeiros conseguiram estudar no Reino Unido.

Além da UKADEMICS, o Big App Fund, lançado pela Worth Capital distinguiu em segundo e terceiro lugares as plataformas online britânicas Skillsearch e YOOVi, com base nas apreciações feitas por um painel de jurados, que incluiu o director executivo de marketing empresarial do Facebook, Adam Harrison, o primeiro adolescente no mundo a conseguir que uma aplicação sua fosse descarregada um milhão de vezes na App Store, ou ainda o autor de How To Build A Billion Dollar App (Como criar uma aplicação de um milhão de dólares), George Berkowski.

Os vencedores vão partilhar um prémio de 350 mil libras angariadas pelo Big App Fund e integrar um programa da Worth Capital a partir do qual vão receber apoio durante dois anos de especialistas em tecnologia, marketing e questões legais para desenvolverem os actuais e futuros projectos.

Fonte: Público

Outras notícias