19/04/2024
20:26:39
SinalTV - Canal MEO 500520
10-03-2015
Sociedade

Portugal 2020

Portugal 2020

Sessão de esclarecimento sobre o Novo Quadro Comunitário de Apoio - Portugal 2020 encheu auditório municipal

Mais de 170 pessoas assistiram, no passado dia 06 de março, no auditório Eng. Luiz Coutinho, em Chaves, a uma sessão de esclarecimento subordinada ao tema: “Portugal 2020 - Novos Fundos Comunitários”, organizada pela “SPA Consultoria” e pela “GestiTomé”, em parceria com o Município de Chaves e o Gabinete de Promoção ao Investimento (GPI).

 

Coube ao Presidente da Câmara de Chaves, António Cabeleira, abrir o referido fórum, onde falou sobre os sistemas de incentivo do novo Quadro Comunitário de Apoio (QCA) e o impacto que espera que este possa vir a ter na região, salientando a importância deste tipo de ações para o esclarecimento dos empresários e habitantes locais.

 

O autarca destacou igualmente a necessidade de criação de empregos na região, da fixação de população jovem e do aumento dos índices de natalidade, acreditando que as condições existentes na região são propícias e vantajosas para futuros investidores e empreendedores. A título de exemplo, o edil referiu a localização estratégica do Parque Empresarial de Chaves, que tem ao dispor lotes a valores simbólicos, bem como a recente constituição de uma “Bolsa de Terras”, à disposição de quem quiser investir no setor agrícola, florestal e silvopastoril mesmo sem possuir terras próprias.

 

António Cabeleira garantiu ainda a total disponibilidade por parte da Câmara Municipal e do GPI, assumindo o “papel de facilitadores durante todo o processo, numa tentativa de ajudar os empreendedores a vencerem os obstáculos burocráticos que eventualmente possam surgir”, lembrando igualmente os projetos considerados de Projetos de Interesse Municipal (PIM), permitindo assim isenções totais ou parciais de impostos municipais, bem como a diminuição das taxas urbanísticas como incentivo ao investimento.

 

A ação de esclarecimento sobre os fundos comunitários do “Portugal 2020” procurou expor resumidamente todos os incentivos financeiros, procurando ir ao encontro das necessidades dos empresários da região.

Outras notícias