Pontido Cultural é a proposta vencedora do Orçamento Participativo Jovem 2019 de Vila Pouca de Aguiar que inclui um documentário, uma exposição permanente e vários eventos de cariz cultural. O projeto tem ao dispor 13 mil euros para a concretização dos trabalhos apresentados.
Uma das mais antigas bandas filarmónicas do país venceu o orçamento participativo jovem do concelho aguiarense, designado de Autarquia Jovem.
Pontido Cultural é a proposta vencedora que inclui um documentário, uma exposição permanente e vários eventos de cariz cultural. Presidida por Hugo Pinto, a banda terá agora ao seu dispor 13 mil euros para elaborar um documentário histórico e transformar a casa de ensaio num espaço museológico com dinâmicas culturais.
A proposta Pontido Cultural enquadra-se na quarta sessão do orçamento participativo que foi direcionada para associações juvenis, escuteiros e jovens até aos 30 anos. As demais sessões de orçamento participativo foram dirigidas à comunidade escolar.
Com o valor máximo de 5.000€ por proposta, as candidaturas vencedoras são as seguintes: primeiro ciclo (escola digital); segundo e terceiro ciclo (requalificação de pavilhões escolares); ensino secundário (requalificação de auditórios escolares).
No total são cerca de trinta mil Euros que a Câmara Municipal providencia aos alunos do Agrupamento de Escolas e às coletividades juvenis do concelho para “decidirem o que consideram mais importante para execução em território concelhio”.
O programa Autarquia Jovem foi criado pelo Município de Vila Pouca de Aguiar para promover a cidadania participativa entre os mais novos.
Criada em 1765, a Banda Musical do Pontido conta com sessenta músicos, dos 10 aos 60 anos de idade. Há 120 pessoas do concelho que frequentam a escola de música do Pontido onde aprendem bombardino, clarinete, saxofone, trompete e outros instrumentos musicais.
Fonte: CM Vila Pouca de Aguiar