08/04/2020
22:19:07
SinalTV - Canal MEO 500520
07-01-2015
Cultura

Ponte da Barrela em vias de ser Monumento de Interesse Público

Ponte da Barrela em vias de ser Monumento de Interesse Público
A Ponte do Arco ou Ponte da Barrela como também é conhecida, está em vias de ser classificada de Monumento de Interesse Público pela Direção-Geral do Património Cultural. A ponte sobre o rio Pinhão, na freguesia de Vreia de Jales, mereceu o parecer favorável do CNC – Conselho Nacional de Cultura.
Na análise do processo, é sublinhado que «esta ponte sobre o rio Pinhão, afluente do Douro, é uma das duas únicas pontes romanas conhecidas em Trás-os-Montes (a outra é a de Chaves). Fazia parte do troço entre Justes e Jales da via romana que unia Emerita (Mérida) e Aqua Flavie (Chaves). A própria estrada EN212, que passa ao lado da ponte, segue em grande parte o traçado dessa via».
 
O documento acrescenta que a ponte «é um pequeno mas raro exemplo de construção milenar que, apesar de abandonada, conserva ainda todos os atributos da engenharia romana: arco com bem talhadas aduelas, paramentos interiores em pedras regulares de cantaria almofadada e pegões sabiamente assentes nos blocos de granito que marginam o rio».
 
A Secção do Património Arquitetónico e Arqueológico do CNC analisou a Ponte do Arco e propõe que seja classificada de Monumento de Interesse Público, assim como da ZEP – Zona Especial de Proteção, nos termos do atual parecer. Segue-se a publicação em Diário da República do Projeto de Decisão. Após a consulta pública de 30 dias úteis, e caso não haja observações, a classificação será publicada em Diário da República, tornando-se efetiva.

Fonte: Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar

Outras notícias