31/05/2020
09:41:19
SinalTV - Canal MEO 500520
22-07-2014
Politica

Pedro Pimentel considera positiva a recuperação de valências para o hospital de Chaves

Pedro Pimentel considera positiva a recuperação de valências para o hospital de Chaves
O investimento de um milhão de euros no bloco operatório e o regresso de algumas especialidades médicas ao hospital de Chaves foram as duas garantias deixadas pelo conselho de administração do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) aos deputados do Partido Social Democrata eleitos pelo círculo de Vila Real.

“Foi-nos transmitido que o hospital de Chaves vai receber do Ministério da Saúde, ainda este ano, um milhão de euros para a reestruturação do bloco operatório, o que garantirá uma maior qualidade dos cuidados de saúde na área da ortopedia”, revelou o deputado Pedro Pimentel, no final da reunião desta manhã. 

O hospital de Chaves, integrado no CHTMAD desde 2007, tem vindo a perder valências para a sede, em Vila Real. No entanto, Pedro Pimentel considera um sinal positivo o regresso das especialidades de urologia, endocrinologia e pneumologia à unidade de Chaves, que abarca os concelhos de Boticas, Chaves, Montalegre e Valpaços.

“Nos últimos anos, o hospital de Chaves tem vindo a perder algumas valências, que estão agora a ser recuperadas por este conselho de administração e que são importantes para as populações do Alto Tâmega”, afirmou o parlamentar.

A reunião desta segunda-feira, 21 de Julho, foi solicitada pelos deputados do PSD com o intuito de fazer um ponto de situação sobre a prestação de cuidados de saúde no CHTMAD.

De acordo com a administração, em 2013, registaram-se mais de 16 000 consultas, o que representa um aumento de 5% comparativamente a 2012; mais de 1 000 tratamentos de
radioterapia, o que corresponde a um crescimento de 11%, e mais de 8 000 episódios de urgência, o que significa um aumento de 4,5% em relação a 2012. 

Aos deputados foi ainda transmitida a necessidade de contratar profissionais para o CHTMAD. “Por isso, iremos pedir ao Ministério da Saúde que haja uma maior autonomia deste conselho de administração para contratar médicos e técnicos de saúde”, garantiu Pedro Pimentel.

Fonte: Notify

Outras notícias