18/02/2020
03:39:26
SinalTV - Canal MEO 500520
22-04-2014
Politica

Paulo Portas confirma aumento do preço do tabaco e álcool

Paulo Portas confirma aumento do preço do tabaco e álcool
Vice-primeiro-ministro não mencionou a possibilidade de taxar produtos alimentares considerados nocivos para a saúde.
O Governo vai aumentar os impostos sobre o tabaco e as bebidas alcoólicas, confirmou esta segunda-feira o vice-primeiro-ministro, Paulo Portas.
A medida visa contribuir para o objetivo do Ministério da Saúde de cortar 300 milhões na despesa deste ano, explicou o número dois do Governo, na comissão parlamentar de acompanhamento do programa de assistência.
"Em 2014 terá de ser feito um esforço suplementar de cerca de 300 milhões de euros para que fiquem saldadas as contas e para que "haja um equilíbrio maior no futuro" no setor da Saúde, declarou Paulo Portas.

Além do agravamento dos impostos sobre o tabaco e as bebidas alcoólicas, o Governo pretende reduzir as rendas na indústria fornecedora de medicamentos.

"Procura-se que haja um equilíbrio maior no futuro, no sentido desta redução que citei atrás, e que esse esforço de equilíbrio para futuro possa ser obtido, nomeadamente, através de uma redução de rendas na indústria fornecedora de medicamentos e também na área da tributação do tabaco e do álcool, numa abordagem preliminar que já foi feita”, frisou o vice-primeiro-ministro.

Neste pacote de medidas para reduzir as despesas na Saúde Paulo Portas não mencionou a possibilidade de taxar produtos alimentares considerados nocivos para a saúde, um tema que causou polémica nos últimos dias.
Também esta segunda-feira, a ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, afirmou que a taxa sobre produtos com mais sal e gordura é uma "não questão".
"Posso dizer que essa matéria não foi discutida no Conselho de Ministros e, portanto, eu creio que não vale a pena estarmos a falar sobre aquilo que, na minha perspectiva, é, neste momento, uma não questão", disse Assunção Cristas, em Pombal.

Fonte: Renascença

Outras notícias